Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/10/2021

Papo de Líder recebe áreas de obras industriais e de infraestrutura da CBIC

O processo de integração dos 33 membros do Grupo CBIC Jovem com a equipe da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (13/10), durante o “Papo de Líder”. Com a participação online do presidente da CBIC, José Carlos Martins, e dos representantes das áreas de Obras Industrias e de Infraestrutura, os jovens líderes tiveram a oportunidade de conhecer como a entidade está organizada e os projetos que estão sendo desenvolvidos nos dois campos.

A conversa contou com as presenças dos presidentes das Comissões de Obras Industriais e Corporativa (Coic), Ilso José de Oliveira, e de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, e dos gestores Hugo França (Coic) e Denise Soares (Coinfra).

Ao apontar as características das obras industriais, contratadas por entes privados e por regime de empreitada, e das obras corporativas, o presidente da Coic/CBIC destacou a importância do gerenciamento das obras industriais e da formalidade no setor industrial.

Ilso José de Oliveira

“O projeto de médio porte no setor industrial emprega em torno de 1.500 a 2.500 operários formais ao longo da obra”, frisou Ilso de Oliveira.

Além disso, o executivo mencionou que a Coic tem como uma de suas missões elevar o nível de projetos implantados em obras corporativas.

“A complexidade do ponto de vista de gestão de recursos humanos é bastante importante no segmento de obras industriais”, ressaltou.

Ilso de Oliveira também apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos no âmbito da Coic:

  • Valorização da Engenharia, com uma Campanha de Valorização da Engenheira e a Pesquisa e plano de ação;
  • Gestão Compartilhada, com a estruturação de um Guia Prático em um curso online;
  • Inovação e Competitividade, com a realização dos roadshow: formação de preços e relações contratuais e Pesquisa sobre gargalos e produtividade e inovação (B.I.G.S.)
  • Perspectivas de Investimento e Interação com o Mercado, com a ampliação da atuação do CIE-COIC e divulgação de planos de investimentos do segmento

No bate-papo com a área de infraestrutura, o presidente da Coinfra/CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, esclareceu que a área de infraestrutura é dividida em:

  • Logística – energia, portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, tendo a CBIC mais representada no segmento de rodovias
  • Social – saneamento, mobilidade urbana, saúde, educação, segurança e irrigação, onde a CBIC tem mais empresas representadas
Carlos Eduardo Lima Jorge

Lima Jorge também comentou as mudanças obtidas com a nova Lei de Licitações e citou os projetos desenvolvidos pela comissão, como “O Labirinto de Obras Públicas”, que tem percorrido diversas regiões do país para estudar a realidade local e melhorar a relação entre as empresas, contratantes e contratadas. “O objetivo principal é entregar uma obra dentro do prazo, com qualidade e dentro do preço justo que ela foi contratada”, disse, ressaltando que “não interessa a ninguém obra paralisada”.

Em uma breve passagem pelo Papo de Líder, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, também deixou sua mensagem para os jovens e aproveitou para convidá-los para o 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

José Carlos Martins

Martins comentou ainda sobre o Vila A, localizado em Foz do Iguaçu/PR, primeiro bairro inteligente do País, onde são testadas soluções e intervenções tecnológicas monitoradas por meio de aplicativos customizados.

O projeto faz parte de um convênio firmado entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Itaipu Binacional e prefeitura de Foz do Iguaçu.

O “Papo de Líder” volta no dia 27/10, como mais uma oportunidade dos jovens líderes conhecerem as ações da CBIC, no âmbito das suas comissões técnicas.

A iniciativa tem interface com o projeto “Desenvolvimento de Lideranças” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AC
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-Norte/PR
Aconvap
ADIT Brasil
FENAPC
Sinduscom-SL
Sinduscon-Pelotas
Sindicopes
Sinduscon-Mossoró
Sinduscom-VT
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea