Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/11/2010

Evento discute adoção do conceito de sustentabilidade na construção civil

CBIC Clipping

08/11/2010 :: Edição 005

Jornal Valor Econômico/BR|  08/11/2010

Evento discute adoção do conceito de sustentabilidade na construção civil

Daniela D’Ambrosio

 Na sexta-feira, o departamento de Estado americano e o Ministério das Relações Exteriores reuniu um grupo de especialistas de diferentes países no Rio de Janeiro. O assunto: sustentabilidade na construção civil. Hoje e amanhã, brasileiros, americanos e europeus estarão discutindo o mesmo tema no Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável.

 Enquanto a agenda verde ganha o mundo e mais adeptos, a questão começa a ter uma abordagem mais prática, na medida do possível. As discussões ainda são técnicas e algumas delas parecem utópicas. Mas a ideia é justamente disseminar o tema e adaptá-lo à realidade.

 Segundo Marcelo Takaoka, presidente do Conselho Deliberativo do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), já existem questões mais palpáveis e passíveis de uso, como o uso racional da água, a redução do consumo de energia e conforto termoacústico. Hoje, o prédio verde é uma realidade nos prédios corporativos de alto padrão, diz. O importante é disseminar essas técnicas para outros padrões de edifícios, para os residenciais. O CBCS reúne empresas, consultores e universidades.

 O que pesa no bolso ainda fala mais alto do que a consciência ambiental pura e simples. Tanto que a queda do custo do condomínio em prédios verdes é uma das principais demandas. Segundo Takaoka, a ideia é que as administradoras prediais participem, junto com as construtoras, dos projetos no intuito de buscar eficiência. Não adianta construir e depois chamar a administradora. Entre as medidas que podem ser pensadas antes estão a previsão do medidor individual de água, válvulas de descarga econômicas, ventilação cruzada no apartamento e mais ventilação.

 Segundo Takaoka, o impacto da construção civil sobre a questão climática é enorme. Está muito claro, inclusive para a ONU, que nenhum plano de redução de emissão de gases de efeito estufa vai funcionar sem a entrada da construção civil no Protocolo de Kyoto, diz. Os edifícios consomem 35% da energia total do planeta.

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
"Cbic"
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SM
Ascomig
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-BNU
Ademi – AL
Sinduscon-CE
APEOP-SP
Sinduscon-GO
Sinduscom-VT
ANEOR
ADEMI – BA
Sinduscon-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea