Logo da CBIC

Agencia CBIC

02/12/2019

Espírito Santo debate formação de preços e relações contratuais no dia 5

A capital capixaba será a segunda do país a receber no próximo dia 5 de dezembro, das 9h às 16h30, em Vitória, no Espírito Santo, o ‘Roadshow Formação de Preços e Relações Contratuais’ que visa nivelar conhecimento quanto à formação de preços, relações contratuais e gestão compartilhada em Obras Industriais e Corporativas, bem como expor, discutir e estimular o uso de práticas que valorizam a engenharia.

“O propósito da CBIC [Câmara Brasileira da Indústria da Construção] de realizar os eventos, em parceria com os Sinduscons [sindicatos da indústria da construção] dos estados, é criar uma consciência de que precisamos trabalhar no sentido de valorizar a Engenharia e reconhecer que a gestão compartilhada e o aprimoramento das relações contratuais são ações indispensáveis para reduzir o custo de implantação dos projetos e assim ter a chance de ter mais projetos, mais renda e mais emprego”, destaca o presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC, Ilso José de Oliveira.

Realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito (Sinduscon-ES), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o roadshow integra o projeto ‘Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas’ da COIC/CBIC com o Senai Nacional.

Com um público bastante qualificado e representativo, o Pará foi primeiro estado a receber o evento, no último dia 29 de novembro. “O segundo será o Espírito Santo, que tem um grande número de projetos industriais e empresas que atuam nesse segmento com bastante interesse, o Sinduscon-ES, inclusive, conta com uma COIC. No ano que vem esperamos levar o roadshow para outros estados”, completa Ilso de Oliveira.

Setor contará com indicadores de Gestão Compartilhada

Uma das ações do roadshow é divulgar a ‘Pesquisa de desenvolvimento do levantamento de indicadores de gestão compartilhada no setor de obras industriais e corporativas’ da COIC/CBIC, lançada no dia 18 de novembro.

 “A ideia dos indicadores é mapear e futuramente dar um norte de como fazer a gestão compartilhada nas empresas”, ressalta o gestor de projetos da COIC/CBIC, Hugo França Cavalcanti de Lima.

Dividida em sete sessões, a pesquisa é composta por 48 perguntas de linguagem técnica, mas bem objetiva, tanto para as pequenas e médias empresas quanto para as grandes, e de rápida resposta. Hugo França reforça que todas as informações que possam identificar a empresa serão mantidas sob sigilo. As empresas têm até o próximo dia 18 de janeiro para participar. O resultado final será divulgado em fevereiro. Participe!

Engenharia é Valor

Um dos palestrantes do roadshow será o ex-diretor de projetos de Capital da Vale e atual presidente da GTEC Consultoria, Galib Abrahão Chaim, que abordará o tema “Engenharia é valor”.

O objetivo da palestra é “chamar a atenção dos empresários e gestores sobre a necessidade de desenvolver uma Engenharia adequada, coerente e completa para evitar riscos para o projeto, para as pessoas, para a sociedade de uma forma geral”, menciona.

Em sua apresentação, Galib Chaim alertará sobre os índices de falhas e como as empresas podem se preparar melhor na fase de desenvolvimento da engenharia e levará alguns números a nível global com propostas para que isso possa ser revertido”, diz.

Primeira edição

O primeiro roadshow “Formação de Preços e Relações Contratuais”, realizado em Belém, no dia 29 de novembro pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), reuniu um público de 150 participantes, com a presença do deputado federal Joaquim Passarinho, além de 80 representantes de empresas e entidades locais, visitantes e esferas de governo.

Alex Carvalho, presidente do Sinduscon-PA, ressaltou a relevância do evento para o estado do Pará. “O fato de Belém ter sediado em primeira mão o roadshow, que é focado no segmento de obras privadas industriais, confirma que nossas empresas têm um grande potencial para atender as demandas cada vez mais crescentes”.

Programação Roadshow Formação de Preços e Relações Contratuais

Solenidade de Abertura (9h às 9h25)

Contextualização da COIC (9h25 às 9h40)

  • Ilso José de Oliveira – Presidente da COIC/CBIC

Palestra 1: Engenharia é Valor (9h40 às 10h20)

  • Galib Abrahão Chaim – Ex-diretor de projetos de Capital da Vale e atual presidente da GTEC Consultoria

Palestra 2: Formação de Preços – Fase Relevante (10h20 às 11h)

  • Marcus Cassini – Diretor de Operações da Reta Engenharia

Palestra 3: Apresentação das Cartilhas de Contratos e BDI (11h às 11h40)

  • Thiago Gomes de Melo – Coordenador da Subcomissão de Contratos do Sinduscon-MG

Palestra 4: Gestão Compartilhada, um Fator de Sucesso (14h às 14h40)

  • Diogo Coimbra – Gerente Comercial da MRoscoeN

Palestra 5: Indicadores de Gestão Compartilhada (14h40 às 15h)

  • Hugo França Cavalcanti de Lima – Gestor de Projetos da COIC/CBIC

Debate (15h às 16h)

Encerramento (16h às 16h10)

  • Ilso José de Oliveira – Presidente da COIC/CBIC

COMPARTILHE!

Agenda de la construcción

diciembre, 2019

Filtrar eventos

lun

mar

mie

jue

vie

sab

dom

-

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

05decallday08allday30ª CONVENÇÃO ANUAL DA ADEMI-BA | FÓRUM DE LÍDERES E INVESTIDORES DO MERCADO IMOBILIÁRIO - FLIMI

Eventos

Socios y Entidades Confederadas

Socios

 
Sinduscon-CE
Sinduscon-Extremo Oeste
Sinduscon-MS
Sinduscon-TO
Sinduscon-RR
Sinduscon-BC
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-Joinville
APEMEC
APEOP-PR
Sinduscon-AC
Sinduscon-JP
 

Marque aquí y consulte a nuestros socios

Entidades Confederadas

 
CICA
CNI
FIIC
 
X