Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/10/2021

Enic: informação é fundamental para prever o futuro da construção

O diferencial das empresas e dos profissionais que valorizam o conhecimento e como utilizá-lo na busca de soluções inovadoras foi o foco do painel “Importância da informação na construção, que inaugurou a 93ª edição online do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) nesta segunda-feira (18/10).  O debate foi coordenado pelo empresário e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Renato Ferreira Machado Michel.

Ao destacar a importância da informação para as empresas na atualidade, o sócio da Brain Inteligência Corporativa, Fábio Tadeu Araújo, reforçou que os dados geram informações e a informação gera valor. “Valor para compreender o mundo, a sociedade, o perfil e os gostos do cliente/consumidor”. Além disso, salientou a relevância dos dados para tomar a melhor estratégica e ser vencedor na crise.       

Neste sentido, o diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DN), Rafael Lucchesi, apontou os benefícios do Observatório da Indústria, liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que contempla informações e bases de dados sobre mercado, rotas e trajetórias tecnológicas e informações cruzadas de fornecedores.

Para Lucchesi, a atividade da construção civil deve ter um forte impacto dessas novas tecnologias, inclusive no processo de digitalização da construção e a de novos materiais.

O diretor geral do Senai-DN também mencionou a rede do Instituto Senai de Inovação como possibilidade de contribuir para a transformação acelerada da fronteira tecnológica.

Com atuação em vários segmentos imobiliários e em mais de cem cidades brasileiras, o CEO da MRV, Rafael Menin, reforçou que a informação é fundamental para a competitividade da empresa, tanto na escolha do melhor produto quanto do melhor mercado.

Além disso, segundo Menin, o mercado imobiliário vai passar por uma grande transformação de negócios não só no processo produtivo, mas também na forma como as incorporadoras se relacionam com os clientes.

Importância da pesquisa na vida das empresas

Na avaliação de Fábio Araújo, as entidades do setor da construção, com apoio do Senai, têm o papel de dotar as pequenas e médias empresas com mais quantidade e qualidade de informações e dados.

Sobre o Observatório da Indústria, o diretor Rafael Lucchesi mencionou que o sistema “S” dialogará permanentemente com a CBIC para aperfeiçoar as bases informacionais e que a rede dos Institutos de Tecnologia conta com uma plataforma de informação extremamente útil para as empresas sofisticarem seus portfólios com incorporação de serviços de engenharia de alta complexidade e de solução tecnológicas, além dos Institutos de Inovação.

Como planejar a empresa, do ponto de vista da informação?

Na opinião do CEO da MRV, “a empresa tem que ser ambidestra. Competitiva no curto prazo e ter uma agenda de futuro. Ser eficaz, eficiente, mudar a forma de produzir, ter um produto mais aderente ao mercado, mas também entender que em algum momento o modelo pode mudar”.

Fábio Araújo também ressaltou a importância do papel da pesquisa de produto, no desenvolvimento de um projeto imobiliário, e da pesquisa exploratória, na estratégia de uma empresa.

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize, Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

Não conseguiu assistir ao painel sobre a “Importância da informação na construção? O conteúdo ficará disponível na plataforma do evento.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Abrainc
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-PB
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscom-SL
Ademi – SE
Sinduscon-MS
Sinduscon-PA
Sinduscon-BC
Sinduscon-AP
Sinduscon-GO
APEOP-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea