Logo da CBIC

Agencia CBIC

05/10/2022

DNCS 2022: reconhecimento aos trabalhadores da construção

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) 2022 levou reconhecimento, bem-estar, informação, saúde e cidadania aos trabalhadores do setor. Com o mote “A força que nos une é diversa”, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do SESI Nacional (SESI) e apoio do Seconci-Brasil, realizou, de forma híbrida, a 15ª edição do evento. O intuito do encontro foi homenagear os mais de 2,4 milhões de trabalhadores formais do setor no Brasil.

O evento presencial, realizado no dia 27 de agosto, aconteceu em Fortaleza (CE), Manaus (AM), Maringá (PR), Salvador (BA) e Volta Redonda (RJ) e contou com ações voltadas para a saúde, educação, lazer e cidadania para os trabalhadores do setor e suas famílias. Além disso, atrações musicais de cada localidade foram transmitidas para todo o país pelo canal da CBIC no YouTube.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, ressaltou a importância da união e da parceria de toda a indústria da construção. “Fiz questão de deixar um abraço do tamanho do Brasil a todos que festejaram juntos as conquistas, a união e a parceria, principalmente em um período tão crítico e singular como o da pandemia. Parabéns às amigas e aos amigos que organizaram e se dedicaram a fazer do DNCS uma data tão especial”, afirmou.

Para a presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Cláudia Gomes, o evento é o maior desta área no setor da construção. “Esse ano assistimos o início da retomada dos eventos presenciais. Realizamos os encontros em cinco localidades e enxergamos novamente a importância dessa ação, onde efetivamente o grande objetivo é valorizar a nossa força de trabalho. É fazer com que o trabalhador saiba e sinta a relevância que ele tem na construção do Brasil”, disse.

Ana Cláudia ainda enfatizou a importância do trabalhador para o crescimento do país. “Ele é peça fundamental para que a nossa indústria possa continuar crescendo, prosperando e trazendo avanços e desenvolvimento econômico e social ao país. Sem o trabalhador nada aconteceria. Essa data é importante por conseguirmos mostrar, falar para eles diante de suas famílias sobre o orgulho de pertencer. Por isso esse dia é tão marcante para nós”, destacou.

No total, 3.195 pessoas participaram presencialmente do DNCS. Foram 732 em Fortaleza, 289 em Salvador, 485 em Manaus, 658 em Maringá e 600 em Volta Redonda. A participação online reuniu outros 431 espectadores.

Nas redes sociais, mais de 480 mil pessoas foram alcançadas pelas publicações do DNCS, com cerca de 860 mil impressões dos usuários. Os conteúdos com foco nas inscrições somaram o alcance de quase 155 mil pessoas e 239 mil impressões. As postagens com anúncio das atrações musicais e culturais representaram mais de 161 mil em alcance e cerca de 311 mil impressões. A divulgação de vouchers no valor de R$ 1 mil resultou em quase 204 mil usuários alcançados e cerca de 315 mil impressões.

Ações regionais

Fortaleza (CE)
Em Fortaleza, os trabalhadores e suas famílias tiveram acesso à: recreação infantil (brinquedos e pinturas); atendimentos de saúde (teste de glicemia, verificação de pressão arterial, nutricionista, acuidade visual, IMC, orientações sobre DST’s, aplicação de flúor); lazer (piscina), esporte (Copa da Construção de Futebol) a atração musical (show com o cantor Waldonys).

O presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Souza, celebrou a data. “É uma honra estar aqui com todos vocês celebrando o Dia Nacional da Construção Social. Evento que foi criado pela CBIC, em parceria com o SESI. Todos os trabalhadores da construção civil movimentam a força que move os nossos canteiros de obras, uma força diversa, capaz de ajudar a construir o legado de 80 anos do Sinduscon-CE. Todos vocês nos honram diariamente com seus trabalhos e somos gratos pela dedicação de cada um na construção dos nossos empreendimentos”, disse.

Manaus (AM)
O DNCS na cidade de Manaus organizou brincadeiras e atividades para crianças, atração musical com o Grupo Kboclos, torneio de futsal com entrega de premiação, sorteios de brindes, cortes de cabelo e distribuição de lanches.

O presidente do Sinduscon-AM, Frank do Carmo Souza, descreveu a relevância da ação para promover a aproximação de todos os profissionais do setor. “Este é um evento de integração entre a família, a empresa e os trabalhadores. Nós queremos nosso trabalhador saudável e mostrar que estamos ao lado dele dando esse apoio que é necessário no dia a dia. Esse dia, em especial, representa essa relação entre o conjunto da entidade, da CBIC, Sesi, Sinduscon. Seconci e trabalhadores”, destacou durante o DNCS.

Maringá (PR)
Em Maringá, os destaques foram: atração musical com o show da dupla Rodrigo & Ravel; exames complementares de saúde (teste visual, teste de glicemia capilar, pressão arterial, ultrassom capilar, doação de sangue e medula, exame de pele); serviços odontológicos (avaliação bucal e escovação); lanches e apresentações culturais.

Como prestação de serviços de cidadania foram realizadas ações como: exposição de equipamentos de higiene ocupacional e de segurança; consultas de crédito; orientações trabalhistas e jurídicas; prevenção de álcool e drogas, com distribuição de folders; SENAI Automotiva; SENAI Construção Civil; SENAI Vestuário; SENAI Eletroeletrônica; SENAI Tecnologia da Informação; SENAI Metalmecânica; SENAI Automação; Colégio SESI; Van Semob; Sinduscon – My Skills e divulgação de cursos.

“O Dia Nacional da Construção Social foi um sucesso. Quse 700 pessoas, entre trabalhadores da construção civil e familiares, participaram. Realizamos exames de saúde, orientações jurídicas e odontológicas, demonstração de ferramentas de trabalho, jogos e brincadeiras, distribuição de lanches, show sertanejo, peça de teatro, entre outras atividades. Também realizamos uma ação social, por meio da doação de sangue em uma unidade móvel, e sorteamos 150 prêmios doados pelas construtoras”, disse Rogério Yabiku, presidente do Sinduscon/PR-Noroeste.

Salvador (BA)
Na cidade de Salvador, os serviços oferecidos foram: recreação infantil; cidadania (emissão de 1ª e 2ª via de RG); atendimento de saúde (aferimento de pressão e IMC, vacinação contra Covid-19 e Influenza e massoterapia); cursos (inscrição do curso de BIM) e atração musical com o show do Gilson Babilônia.

“Feliz de comemorar com os nossos trabalhadores no DCNS de Salvador. Conseguimos realizar a vacinação contra a Covid-19 e a H1N1 e uma série de ações sociais e recreativas”, mencionou o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim Fernandes.

Volta Redonda (RJ)
O DNCS em Volta Redonda teve atrações como: recreação infantil; atendimento de saúde (orientações nutricionais, físicas e psicológicas, bioimpedância e vacinação contra Covid-19 e gripe); lanches diversos; Feirão Morar e Construir 2022 e atração musical (show do cantor Maldonado).

“O evento foi ótimo. Distribuímos cestas básicas, prêmios, brindes e o show foi maravilhoso. Para uma retomada foi muito positivo. Além disso, as nossas atividades do DNCS foram realizadas juntas com a Feira Morar e Construir, como grande oportunidade de realizar o sonho do trabalhador em comprar o seu imóvel”, mencionou a presidente do Sinduscon-SF, Elissandra Cândido.

Dia Nacional da Construção Social
O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) foi criado pela CBIC em 2007 e é celebrado todo mês de agosto. É uma ação nacional, gratuita para os participantes, em que a entidade mobiliza seus associados em todos os Estados brasileiros para um grande mutirão de responsabilidade social. A iniciativa já ocorreu em 30 localidades do país, alcançando mais de 4 milhões de atendimentos presenciais a cerca de 900 mil trabalhadores e familiares do setor nas áreas da saúde, educação, lazer e cidadania.

Clique aqui e acesse a transmissão do DNCS 2022!

O evento tem interface com o projeto “Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Sesi Nacional.

Agenda de la construcción

Socios y Entidades Confederadas

Socios

 
Sinduscon-AP
Abrainc
Sinduscon-SP
Sinduscon-MS
Sinduscom-NH
Sicepot-RS
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
ASSECOB
Sinduscon-BNU
Sinduscon-ES
ADEMI-AM
Sinduscon-PR
 

Marque aquí y consulte a nuestros socios

Entidades Confederadas

 
CICA
CNI
FIIC