Logo da CBIC

Agencia CBIC

03/04/2020

Covid-19: Estudo da CPRT demonstra que maioria das empresas do setor da construção anteciparam férias

Integrantes da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC estiveram reunidos na manhã dessa sexta-feira (3) para avaliar as medidas trabalhistas editadas pelo governo federal e que ficarão em vigor durante a pandemia pelo novo coronavírus. Com o objetivo de preservar o emprego, entre outras ações, o Poder Executivo autorizou e estabeleceu regras para o setor produtivo reduzir a jornada de trabalho e os salários. Respeitando as recomendações de distanciamento social, a reunião da CPRT foi feita pela internet: em pauta, esclarecimentos sobre o alcance das novas medidas, sua aplicabilidade e subsídios para as empresas tomarem as melhores decisões.

“Esse é um assunto de grande importância nesse momento em que o setor luta para proteger a saúde do seu trabalhador e manter o emprego e a renda”, diz Fernando Guedes Ferreira Filho, vice-presidente de Relações Trabalhistas da CBIC e presidente da CPRT. “Nosso papel é dar ao associado informação qualificada para atender a norma e atuar com segurança”.

Durante a reunião, os integrantes da comissão conheceram o resultado de pesquisa realizada pela CPRT, nessa semana, sobre a aplicação de medidas trabalhistas pelas empresas em função da crise imposta pela Covid-19. Foram ouvidas 186 empresas do setor, em 20 Estados da Federação. O estudo demonstra que, no manejo das equipes, 75% das empresas ouvidas adotaram a antecipação de férias; 37% estão adotando o banco de horas e 18% anteciparam feriados.

“A pesquisa mostra que o setor está tomando as melhores medidas para preservar a saúde da sua mão de obra, optando pela segurança para a continuidade das atividades”, comenta o presidente da CPRT.

Em mais uma prestação de serviços ao setor, a comissão montará uma biblioteca virtual com as recomendações e as medidas profiláticas de controle de obra, medidas de saúde e higiene que os sindicatos e Seconcis estão recomendando às empresas para atravessar a pandemia. A CPRT/CBIC abriu canal para receber sugestões: cprt@cbic.org.br. “A proposta é que todos possam agregar, consultar a biblioteca e aprimorar as suas recomendações. É um trabalho dinâmico”, disse Fernando Guedes.

A CPRT fará sua próxima reunião no o dia 9/4, das 11h às 12h, também pela internet.Covid-19

COMPARTILHE!

Agenda de la construcción

junio, 2020

Filtrar eventos

lun

mar

mie

jue

vie

sab

dom

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

No hay eventos

Eventos

Socios y Entidades Confederadas

Socios

 
FENAPC
Abrainc
Sinduscon-RN
Sinduscon-SP
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-SF
Ademi – MA
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Vale do Itapocu
SECOVI- PB
 

Marque aquí y consulte a nuestros socios

Entidades Confederadas

 
CICA
CNI
FIIC
 
X