Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/03/2011

Construção desacelera

 

04/03/2011 :: Edição 001

Jornal Correio Braziliense/BR  |   04/03/2011

construção desacelera

Além de garantir boa parte do crescimento recorde de 21,8% dos investimentos  no ano passado, a construção civil  foi um dos setores da indústria que mais aumentaram a produção em 2010, segundo os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expansão de 11,6% perdeu somente para a indústria extrativa (que avançou 15,7%), mas não deve assegurar uma trajetória semelhante em 2011, conforme estimativas do próprio setor.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, destacou que, apesar do bom desempenho no ano passado, a atividade no setor deve se estabilizar em um patamar mais baixo, a partir do primeiro trimestre deste ano. ?O ano se 2011 será menos aquecido, até porque estamos enfrentando problemas como a falta de mão de obra. E, claro, a própria dinâmica do setor dará uma freada?, comentou.

Para Safady, a preocupação que o governo têm demonstrado com o crescimento do consumo das famílias e, consequentemente com as pressões inflacionárias, deve impor uma retração ao setor da construção. "Há diversos movimentos que vão comprometer os financiamentos de moradias e até mesmo os pequenos serviços e reparos, mas acredito que crescer menos, sobre uma base mais forte, como 2010 será tão importante quanto ter uma taxa acima de 10% na comparação com um ano de crise", ponderou. Segundo o IBGE, o crescimento de 11,6% noanopassadoemrelaçãoa2009 foi influenciado pelo aumento de 31,1% do crédito habitacional, além do incremento da renda dos trabalhadores.

A própria construção civil  empregou mais trabalhadores, levando à escassez de mão de obra mencionada por Simão. "O problema só não está aumentando, porque a procura por profissionais se estabilizou. A nossa capacidade de formar trabalhadores qualificados ainda é menor do que o necessário", avaliou. (GC)


"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

"Cbic"
COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Porto Velho
APEOP-SP
Sinduscon-RO
Ademi – SE
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-SP
Sinduscon Chapecó
ASSECOB
Sinduscon – Norte
Sinduscon-PR
Sinduscom-SL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea