Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/09/2010

Construção civil cresceu 16,4% no segundo trimestre de 2010

A construção civil registrou expansão de 16,4% no segundo trimestre de 2010, em relação a igual período do ano passado, segundo dados divulgados hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta, que pode ser justificada pelo contínuo crescimento do financiamento imobiliário, pelo incremento do emprego formal e pelo crescimento da renda, também reflete a base deprimida de comparação.

No segundo trimestre de 2009, o setor sentia os reflexos da crise econômica e, por isso, apresentou queda de 9,3% no conjunto das suas atividades.

No primeiro semestre de 2010, a construção civil cresceu 15,7% (em relação aos primeiros seis meses de 2009).

De acordo com o Banco de Dados da CBIC, os números positivos observados na geração de vagas formais, já sinalizavam o desempenho mais satisfatório do setor.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, revelam que nos primeiros seis meses de 2010 a construção gerou um saldo de 230.019 novas vagas formais de trabalho em todo o país, enquanto, em igual período do ano anterior foram geradas 79.405 vagas.

Outro resultado que também ajuda a compreender o desempenho do setor diz respeito ao financiamento imobiliário.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o número de unidades financiadas no país (com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – SBPE) cresceu 51,47% no primeiro semestre de 2010 (também em relação a igual período do ano anterior).

Assim, enquanto nos primeiros seis meses de 2009 foram financiadas 123.881 unidades, em iguais meses de 2010 este número saltou para 187.641 unidades.

Já o Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com o IBGE, cresceu 1,2% no segundo trimestre de 2010 em relação aos primeiros três meses do ano (na série com ajuste sazonal).

Este resultado, que foi inferior ao observado no período de janeiro a março, quando o país cresceu 2,7% em comparação ao quarto trimestre de 2009, superou as expectativas dos analistas de mercado, que esperavam avanço de 0,5% a 1,0%.

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o PIB nacional cresceu 8,8%.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-RS
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sindicopes
Sinduscon-Brusque
Abrainc
Sinduscon-Teresina
APEMEC
ASEOPP
Sinduscon-JF
Sinduscon-RR
APEOP-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea