Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/04/2015

CNI revisa para baixo projeções para este ano

"Cbic"
15/04/2015

Brasil Econômico – 15 de abril

CNI revisa para baixo projeções para este ano 

Deterioração do cenário econômico é justificativa para queda do PIB e atividade industrial

A retração na economia levou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisar para baixo as estimativas para 2015. Segundo o relatório trimestral Informe Conjuntural, divulgado ontem, a entidade prevê que o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no pais) caia 1,2% e que a atividade industrial recue 3,4% neste ano comparado a 2014.

A queda na atividade da indústria será puxada pela construção civil, que deverá recuar 5,5% e pela indústria de transformação, cuja produção deverá cair 4,4%. Os serviços industriais de utilidade pública, que englobam o fornecimento de energia elétrica e água, deverão encerrar o ano com queda de 2,8%.

A queda na atividade industrial, somada ao recuo esperado de 0,6% no consumo das famílias, fará o setor de serviços cair 0,4% em 2015, tendo a primeira queda em mais de duas décadas. De acordo com a CNI, o único segmento da economia a não ter desempenho negativo este ano será a agropecuária, mas a expansão será de apenas 0,5%.

Em razão do fraco desempenho da economia, a entidade aumentou para 6,7% a taxa média de desemprego em 2015. Em dezembro do ano passado, a CNI projetava crescimento de 1% do PIB, alta de 1% na produção industrial e crescimento de 0,7% no consumo das famílias. A projeção para o desemprego estava em 5,2%.

Segundo o gerente-executivo de Políticas Econômicas da CNI, Flávio Castelo Branco, a deterioração do quadro econômico foi mais intensa do que se percebia no fim do ano passado, afetando a confiança do empresário industrial e desestimulando os investimentos privados na economia. Segundo o relatório, a formação bruta de capital fixo, que mede os investimentos, deverá cair 6,2% em 2015, contra estimativa de variação zero divulgada em dezembro.

"A inflação se elevou, com recomposição de tarifas públicas. A deterioração também atingiu as contas externas. Nesse ambiente, a confiança do empresário industrial se retraiu, no nível mais baixo desde o fim da década de 1990", explicou Castelo Branco.

Para ele, embora necessário, o ajuste agravará a economia no curto prazo por causa da redução do gasto público, do aumento de tributos e do reajuste de preços administrados. Ele defendeu que a correção de rumos não se dê apenas pelo lado fiscal e monetário.

"Existe um esforço fiscal, mas ele não deveria responder por todo o ajuste. Nossa posição é que tenhamos agenda positiva para retomada do crescimento, com medidas pró-competitividade". ABr


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-BA
SECOVI-SP
SECOVI-PR
Sinduscon-MA
Sinduscon-RR
SECONCI BRASIL
Sinduscon-AP
Sinduscom-NH
Sicepot-PR
Sinduscon – Lagos
Ademi – AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea