Logo da CBIC

Agencia CBIC

29/05/2015

CMN atende demandas do setor da construção

A CBIC recebeu com satisfação o conjunto de medidas anunciadas pelo governo federal para alavancar o setor habitacional. Na avaliação da entidade, decisões tomadas na última reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), em 28/05, contemplam parte das demandas do segmento e terão impacto positivo sobre a atividade. “O governo nos dá um sinal de compreender a importância do setor para a economia”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Preocupada com o impacto da crise econômica, a CBIC reivindicou junto ao Banco Central a liberação do uso de recursos do depósito compulsório, visando manter o fluxo do crédito para a casa própria e garantir as unidades em produção. A medida foi adotada pelo CMN, que liberou R$ 22,5 bilhões dos depósitos obrigatórios para viabilizar estas operações de financiamento habitacional.  

Outra sugestão da entidade contemplada pelo CMN foi estabelecer que somente Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) com lastro em financiamentos habitacionais, no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), sejam considerados no cumprimento da exigibilidade. Esta medida garante que os recursos da poupança financiem apenas habitação, cumprindo seu objetivo.

Na mesma direção, o Conselho Curador do FGTS irá disponibilizar uma nova linha de crédito no setor imobiliário no valor de R$ 7 bilhões. “O governo percebeu que os problemas causados ao mercado pela ausência de crédito poderiam comprometer o futuro e as expectativas das empresas do setor.”, avalia Martins.

COMPARTILHE!

Agenda de la construcción

junio/2021

Filtrar eventos

lun

mar

mie

jue

vie

sab

dom

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

No hay eventos

Socios y Entidades Confederadas

Socios

 
Sicepot-PR
Sinduscon-DF
ASEOPP
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-RIO
ASBRACO
Assilcon
Sinduscon – CO
FENAPC
Sinduscon-Brusque
APEOP-SP
ADEMI-AM
 

Marque aquí y consulte a nuestros socios

Entidades Confederadas

 
CICA
CNI
FIIC
 
X