Logo da CBIC

Agencia CBIC

26/10/2021

CBIC e BIM Fórum Brasil abordam soluções digitais para a construção sustentável

A gestora das áreas de mercado imobiliário e habitação de interesse social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conselheira interina do BIM Fórum Brasil, Alessandra Beine Lacerda, participou nesta terça-feira (26/10) do Painel Temático 4 “Soluções digitais para a construção sustentável”, que integra a 1ª Feira Virtual de Construção Sustentável, 100% online.

A CBIC é parceira estratégica da ação, que teve como objetivo ser referência na divulgação e disseminação de inovações sustentáveis no setor da construção civil no Brasil. A Feira contou com a participação de profissionais do setor, executivos de construtoras, empreiteiras, incorporadoras, consultoria e gerenciamento de obras, projetistas, fabricantes de materiais e equipamentos, agentes financeiros e fundos de investimentos, agentes públicos, acadêmicos, entidades de classe, estudantes e interessados por temas que permeiam os diferentes setores da construção sustentável.

Alessandra Lacerda destacou que a responsabilidade ambiental, social e governança (ESG) não é mais uma diferencial para a empresa, mas uma obrigação. “A digitalização dos processos acompanha esse movimento. Quem não introduziu o processo de inovação e digitalização dentro das suas empresas, não conseguiu vender, não conseguiu se comunicar”, frisou.

Em sua avaliação, o BIM traz e assegura a quem desenvolve, compra e vai utilizar os dados necessários para que a edificação consiga contemplar todo o ciclo de vida dela, desde o planejamento até o descarte final, caso seja necessário.

O painel foi coordenado por Fernando Finger, da Agência de Cooperação Alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e também contou com a participação do sócio e diretor comercial do Grupo Flug, Pedro Pellegrino , e da diretora executiva do Fórum BIM Brasil, Raquel Ribeiro.

A representante da CBIC e conselheira do BIM Fórum Brasil, ressaltou que o BIM (Modelagem da Informação da Construção) se refere a um conjunto em expansão de tecnologias, processos e políticas, que permitem que várias partes interessadas possam, de maneira colaborativa, projetar, construir e operar qualquer tipo de edificação ou de instalação em um espaço virtual.

Dentre as vantagens do BIM

  • Planejamento Simulação
  • Racionalização dos processos
  • Compras Sustentáveis
  • Pré-construção
  • Papel Zero

“É importante mostrar a segurança que um modelo desse traz para o negócio – governo. A possibilidade em investir em projetos em BIM vai diminuir o risco de paralisação de obras”, destacou.

Lacerda também apresentou o BIM Fórum Brasil, que visa informar, coordenar os esforços que visam estimular a adesão do BIM nos setores público e privado, unir as lideranças para que suas ações sejam democráticas, representativas e complementares e busquem otimizar recursos e maximizar os resultados.

O BIM Fórum Brasil conta com a plataforma BIM BR, onde está hospedada a Biblioteca BIM BR, as Normas Técnicas e o Termo de Referência para Disseminação e Melhoria dos Processos dentro da Construção Civil.

Escaneamento a laser

O sócio e diretor comercial do Grupo Flug, Pedro Pellegrino, apresentou a solução escaneamento a laser, usado para capturar pontos com alta precisão a partir da superfície de um objeto físico existente ou de uma região. Dentre as principais vantagens dessa nova tecnologia, destaque para:

  • Designs otimizados a partir das condições existentes
  • Redução da necessidade de visitas in loco
  • Precisão e agilidade no levantamento
  • Escopo e precificação mais bem definidos

Organizado pelo Projeto Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (EEDUS), o evento é fruto da parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR) e a Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

As lives da 1ª Feira Virtual de Construção Sustentável ficarão disponíveis na plataforma do evento por 90 dias. Acesse!

COMPARTILHE!

Agenda de la construcción

noviembre/2021

Filtrar eventos

lun

mar

mie

jue

vie

sab

dom

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

No hay eventos

Socios y Entidades Confederadas

Socios

 
ADIT Brasil
ASEOPP
Ademi – ES
Sinduscon-TO
ADEMI – BA
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Ademi – MA
Sinduscon-SF
Ademi – PR
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-RS
Abrainc
 

Marque aquí y consulte a nuestros socios

Entidades Confederadas

 
CICA
CNI
FIIC
 
X