Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/06/2023

CBIC debate gestão compartilhada com entidade finlandesa

A Finlândia é um país mundialmente reconhecido como um dos líderes em implementação do modelo BIM (Building Information Modeling). Com uma economia de mercado industrializada, o país é referência em iniciativas de inovação tecnológica principalmente voltadas para processos de baixo carbono. 

O país foi o último visitado pela missão internacional que contou com a presença da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O presidente da CBIC, José Carlos Martins, participante da comitiva, destacou a importância que o setor tem no país e que a participação do PIB da construção na Finlândia chega a 17%. “O do Brasil está em 3%. A Finlândia é um país praticamente completo, tem infraestrutura, mobilidade urbana, tudo. Mas por onde você anda tem uma obra. Eles vão promovendo uma série de melhorias e, com isso, mantendo a economia estabilizada”, contou.

Além de conhecer o cenário local do setor, a entidade conheceu cases e trocou experiências com o diretor da Confederação Finlandesa da Indústria da Construção, Antti Aaltonen. A Confederação representa empresas de construção civil no setor industrial em questões políticas, técnicas e de mercado de trabalho e é composta por mais de 3.000 empresas. 

Durante o encontro foi debatida a possibilidade de parceria com o país em três assuntos, segundo o presidente da CBIC, José Carlos Martins: BIM, transição para uma economia de baixo carbono e gestão compartilhada. “Talvez ninguém no mundo esteja tão evoluído com relação ao BIM quanto eles e estão totalmente dispostos a fazer esse intercâmbio de informações conosco. Também falamos muito sobre economia de baixo carbono. Eles estão muito à frente nesse tema e pudemos pegar muito do conhecimento da experiência deles”, disse.

O tema da gestão compartilhada, contudo, foi o assunto mais debatido com a Confederação finlandesa. Martins destacou que o tema é o grande projeto da entidade de construção do país. “Esse é um assunto que nossa Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) já está tocando e a Finlândia tem colocado um grande olhar sobre o tema. Eles estão se dedicando a mostrar como fazer grandes projetos em que todos os atores ganham, o contratante, o contratado, o projetista, todo mundo tem um pedaço do resultado se ele atender a qualidade, o prazo, o preço que foi concebido. Esse é um tema que faz parte da realidade brasileira e que podemos investir ainda mais esforço”, disse. 

Aaltonen explicou que a Finlândia tem uma longa história em realizar projetos com gestão compartilhada, envolvendo diversas áreas e setores temáticos. 

Durante o encontro, a comitiva brasileira ainda conheceu a Finnvera – agência do governo que destina crédito para exportação, que oferece garantias para risco político e comercial, com a presença do conselheiro da agência, Miska Kuhalampi. O evento também contou com a presença de Teemu Lehtinen, CEO da KIRAHub, um ecossistema de inovação no setor imobiliário e de construção que opera sob forma de uma associação sem fins lucrativos. A visão é tornar a Finlândia pioneira na digitalização sustentável do ambiente construído.

A equipe composta pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins, o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da entidade, Nilson Sarti, e a gestora dos projetos de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC, Mariana Silveira Nascimento, também realizou visita ao Wood City, conjunto de edifícios de madeira localizados no distrito de Jätkäsaari, em Helsinki.

O projeto atraiu interesse de todo o mundo como um carro-chefe da construção de madeira finlandesa, a Wood City demonstra maneiras versáteis para o uso da madeira em edifícios.

O tema tem interface com o projeto “Cenários e Transição para uma Economia da Indústria da Construção de Baixo Carbono”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AC
ASBRACO
Sinduscon-AP
ADEMI-AM
Sinduscon-MT
Sinduscon-GO
Ademi – MA
Sinduscon-SF
Sinduscom-VT
Sinduscom-SL
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon – Grande Florianópolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea