Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/09/2018

CBIC aborda BIM durante evento sobre Práticas Contratuais em Túneis

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representada por Wilton Catelani, participa na quinta-feira (13/09), no auditório sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, do I Seminário de Práticas Contratuais em Túneis. O evento, com início previsto para as 9h e término às 18h30, será realizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e tratará das relações contratuais em obras subterrâneas.

A participação de Wilton Catelani será no início da tarde e contará com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DN), durante o painel “BIM: formatos de contratos e disseminação no Brasil”, juntamente com Talita Saito, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Catelani é consultor BIM da CBIC e autor da Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras. Composta por cinco volumes e disponível para download no site da entidade, a publicação realizada pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Senai Nacional, é um recurso gratuito e valioso para ampliar o entendimento e facilitar a adesão a essa revolução que está mudando a forma de conceber, projetar, construir e manter empreendimentos de construção.

O BIM, um conjunto de processos, políticas e tecnologia da informação aplicada à construção civil, oferece novas funcionalidades e possibilidades para o desenvolvimento de empreendimentos de construção e rompe com os atuais paradigmas de produtividade desse setor. “Pense na possibilidade de integrar as diversas peças técnicas geradas nas diferentes fases que compõem o desenvolvimento de um empreendimento de construção, sejam projetos, dimensionamentos, especificações, cronogramas, orçamentos e valores. É isso que a tecnologia oferece como potencial”, explica Catelani.

O evento reunirá vários dos agentes envolvidos na contratação e construção de obras subterrâneas. “O objetivo é que todos os profissionais e órgãos envolvidos conheçam as necessidades uns dos outros e reflitam sobre as possíveis adequações e melhorias dos formatos de contratos”, explica Eloi Angelo Palma Filho, secretário executivo do Comitê Brasileiro de Túneis, responsável pela organização do evento.

Estarão presentes projetistas, construtores, consultores, seguradoras, câmaras de conciliação e arbitragem, órgãos públicos contratantes de obras, concessionárias, órgãos de controle externo e técnicos em geral. Para mais informações, clique aqui.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
Sinduscom-VT
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-BA
Sinduscon-RR
Sicepot-PR
Sinduscon-MS
Sinduscon-RIO
Assilcon
Sicepot-RS
Sinduscon Anápolis
ASSECOB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea