CBIC aborda BIM durante evento sobre Práticas Contratuais em Túneis

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representada por Wilton Catelani, participa na quinta-feira (13/09), no auditório sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, do I Seminário de Práticas Contratuais em Túneis. O evento, com início previsto para as 9h e término às 18h30, será realizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e tratará das relações contratuais em obras subterrâneas.

A participação de Wilton Catelani será no início da tarde e contará com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DN), durante o painel “BIM: formatos de contratos e disseminação no Brasil”, juntamente com Talita Saito, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Catelani é consultor BIM da CBIC e autor da Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras. Composta por cinco volumes e disponível para download no site da entidade, a publicação realizada pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Senai Nacional, é um recurso gratuito e valioso para ampliar o entendimento e facilitar a adesão a essa revolução que está mudando a forma de conceber, projetar, construir e manter empreendimentos de construção.

O BIM, um conjunto de processos, políticas e tecnologia da informação aplicada à construção civil, oferece novas funcionalidades e possibilidades para o desenvolvimento de empreendimentos de construção e rompe com os atuais paradigmas de produtividade desse setor. “Pense na possibilidade de integrar as diversas peças técnicas geradas nas diferentes fases que compõem o desenvolvimento de um empreendimento de construção, sejam projetos, dimensionamentos, especificações, cronogramas, orçamentos e valores. É isso que a tecnologia oferece como potencial”, explica Catelani.

O evento reunirá vários dos agentes envolvidos na contratação e construção de obras subterrâneas. “O objetivo é que todos os profissionais e órgãos envolvidos conheçam as necessidades uns dos outros e reflitam sobre as possíveis adequações e melhorias dos formatos de contratos”, explica Eloi Angelo Palma Filho, secretário executivo do Comitê Brasileiro de Túneis, responsável pela organização do evento.

Estarão presentes projetistas, construtores, consultores, seguradoras, câmaras de conciliação e arbitragem, órgãos públicos contratantes de obras, concessionárias, órgãos de controle externo e técnicos em geral. Para mais informações, clique aqui.

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Setembro, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

20Set14:0017:00Reunião da Comissão de Infraestrutura (COP)Reunião Ampliação Mercado de Infraestrutura

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */