Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/11/2018

Campinas recebeu seminário Ética & Compliance

Ex-ministra do STJ, Eliana Calmon, e outros especialistas falaram sobre a importância de disseminar o tema para combater a corrupção no país

O SindusCon-SP, por meio da Regional Campinas, recebeu na última terça-feira (30) o seminário ‘Ética & Compliance para uma gestão eficaz’, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Sesi Nacional.

O evento uniu especialistas como a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, o cientista político Leonardo Barreto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, André Von Zuben, o diretor de Compliance da MRV Engenharia, Alex de Souza Medeiros e a presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, Ana Claudia Gomes.

“Com todos os escândalos de corrupção, o setor da construção precisava tomar uma providência e tomou. Com essas iniciativas, se coloca a favor da ética. Eu me engajei desde o começo neste movimento por mudança. O compliance é uma oportunidade para evoluirmos como sociedade”, afirmou a ex-ministra.

Segundo o secretário André Von Zuben, o acesso a informação, tanto nas empresas quanto no setor público, é essencial para que a população auxilie no combate a corrupção. “É fundamental fortalecer laços e mostrar que todos têm responsabilidade na administração pública. Esta é uma discussão que temos que abordar para buscar mecanismos de controle mais efetivos”.

O secretário espera ainda firmar novas parcerias entre o SindusCon-SP, Prefeitura e Caixa Econômica Federal em 2019 para novos eventos sobre o tema. “Temos que conscientizar os profissionais e também aqueles arquitetos e engenheiro que ainda estão em formação. É uma forma de criar a cultura de valores desde as universidades”.

A CBIC também apresentou o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas do tema, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.

“Queremos inspirar as empresas para que vejam que não existe hoje espaço para trabalhar sem ética. É uma transformação na forma de fazer negócio e os empresários precisam estar atentos”, explicou Ana Claudia Gomes, presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC.

“Não há na história do mundo nenhum paralelo do que o Brasil está fazendo, em termos de investigar a corrupção. Este processo é essencial para sairmos mais capazes”, completou Leonardo Barreto, coautor do Guia de Ética & Compliance.

A importância de aprofundar as formas de controle para aumentar a ética nas negociações empresariais também foi destacada pelo diretor de Compliance da MRV, Alex de Sousa Medeiros, que apresentou o case de sucesso da empresa – que trabalha desde 2007 efetivamente com a gestão de ética. “É muito importante promover iniciativas que deixem as regras da empresa mais claras e criar uma cultura que encoraje a ética. Auxiliar a todos os colaboradores a passarem para frente esses valores”.

O diretor da Regional do SindusCon-SP em Campinas, Márcio Benvenutti, reforça a necessidade das entidades de classe se unirem para difundir os preceitos da ética nos negócios e transmitir esse posicionamento para seus associados. “Empresas que possuem compliance conseguem, inclusive, diminuir as taxas de acidente em obras. Seguir as leis, padrões e documentações não é só contra a corrupção, ajuda a salvar vidas também.”

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AC
ASBRACO
SINDICIG
Sinduscon PR – Noroete
Ademi – ES
Sinduscon-CE
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ADIT Brasil
Sinduscon-RS
ADEMI – BA
ADEMI-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea