Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/06/2022

“Caixa continua muito forte na Habitação”, enfatizou Henriete Bernabé durante Enic

O mercado imobiliário tem evoluído muito nos últimos anos, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Para saber quais as expectativas e os resultados alcançados pela área de Habitação da Caixa, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) recebeu nesta quarta-feira (22), durante o 94º Enic | Engenharia & Negócio, em formato 100% online, representantes da área de Habitação e de Atacado da instituição.

A vice-presidente de Habitação da Caixa, Henriete Alexandra Sartori Bernabé, destacou a expectativa da instituição para contratação de pessoas jurídicas na Habitação em 2022. “Até maio, a Caixa já tinha contratado quase R$ 15 bilhões”, disse, completando que, nos primeiros cinco meses deste ano, o crescimento foi de mais de 30% na contratação de pessoas jurídicas. Em maio, foram mais de R$ 4 bilhões, com avanço tanto no SBPE quanto no FGTS.

Dentre as mudanças já ocorridas, Henriete citou a remodelação do Plano Empresarial Caixa (PEC), em abril, atendendo um antigo pleito do setor da construção para alavancar ainda mais as contratações e dar mais oportunidades para as construtoras que operam em outros bancos. Além da remodelagem nas exigências de garantias para as construtoras, prorrogação das medidas de estímulo até dezembro de 2022 para empresas com dificuldade no fluxo de caixa.

A VP de Habitação destacou também o Nível de Desempenho Técnico (NDT), outro pleito do setor, para a análise técnica das construtoras, o que permite agilidade no processo, com diminuição da exigência de documentos e taxa de juros diferenciadas para as empresas certificadas.

Sobre o Selo Casa Azul + Caixa, ressaltou que ele faz diferença para as construtoras no mercado, além de estimular iniciativas de sustentabilidade. “A Caixa continua muito forte na Habitação e tem a intenção de bater novos recordes no segundo semestre no ano”, enfatizou Henriete Bernabé.

“Com a melhoria que a Caixa fez no PEC, ela ganha competitividade na atração dos incorporadores que não estavam atuando no Casa Verde e Amarela (CVA), em um momento oportuno para combater o aumento de custos, e essas melhorias de processos pelo NDT e Selo Casa Azul”, registrou o presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS/CBIC) e moderador do painel, Carlos Henrique Passos.

O vice-presidente de Atacado da Caixa, Celso Leonardo Derzie de Jesus Barbosa, informou que há interesse da Caixa em equilibrar a questão das empresas que fazem o CVA também poderem fazer o SBPE. Sobre a Cepac (Certificados do Potencial Adicional de Construção), deu um spoiler. “Vamos fazer do programa Porto Maravilha uma solução para o Rio de Janeiro. Talvez com uma análise de risco abaixo de quem vai apostar no mercado do Rio de Janeiro e no Porto Maravilha”, disse.

Disse que a Caixa também está trabalhando a questão do Selo Casa Azul + Caixa, com tudo o que ele traz de ESG, e o portfólio de produtos que vai do Casa Verde e Amarela, PEC, Apoio à Produção, Integração da Rede de Varejo a interface da construção com a infraestrutura.

Ficou acertado que a CBIC realizará um “Quintas” com as áreas de Rede e de Tecnologia da Caixa para tratar de um programa que visa favorecer a integração dos sistemas das empresas com os da Caixa.

Além disso, Celso Leonardo informou que em setembro será implementada a linha de financiamento de áreas comerciais dentro de áreas residenciais, as faixadas ativas.

Saiba mais assistindo a íntegra do painel na plataforma do evento.  

Para isso, basta se cadastrar. Aproveite!

Lembramos que o Enic é considerado o mais importante evento da indústria da construção no país, e reunirá até quinta-feira (23/06), em formato 100% online, empresários, profissionais e especialistas do setor da construção, além de estudantes e imprensa. Confira!

 O tema tratado no painel tem interface com o Projeto 2 – Melhoria para o mercado imobiliário, realizado pelas Comissões de Habitação de Interesse Social (CHIS) e da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, em correalização com o Senai-DN.

O 94º Enic | Engenharia & Negócios é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização do Sesi, Senai e patrocínio do Sebrae, Confea, Mútua, AltoQI, SoftwareONE, CV, Sienge e Caixa Econômica Federal.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-PR
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-Joinville
ANEOR
SECOVI- PB
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-MT
Ademi – ES
AELO
Ademi – RJ
Ademi – DF
Sinduscon-SF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea