Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/09/2011

Brasil tem 70% de reincidência

"Cbic"
06/09/2011 :: Edição 172

 

Jornal de Brasília/DF 06/09/2011
 

Brasil tem 70% de reincidência

País, com cerca de 500 mil detentos, registra uma das piores taxas do mundo

 No Brasil, sete em cada dez presos que deixam o sistema penitenciário voltam ao crime, uma das maiores taxas de reincidência do mundo, disse o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso.
 Segundo ele, atualmente cerca de 500 mil pessoas cumprem pena privativa de liberdade no Brasil. "A taxa de reincidência no nosso País chega a 70%. Isso quer dizer que sete em cada dez libertados voltam ao crime. É um dos maiores índices do mundo".
 A declaração do ministro foi feita durante a assinatura de renovação de parceria entre o CNJ e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) dentro do Programa Começar de Novo, que prevê a criação de vagas para detentos e ex-detentos no mercado de trabalho e em cursos profissionalizantes. De acordo com o CNJ, o público atendido pelo programa exerce atividades nas próprias unidades prisionais, em órgãos públicos, empresas privadas e entidades da sociedade civil. Em setembro, 300 presos do Maranhão deverão ser empregados na construção de três mil casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
 "O programa Começar de Novo visa à sensibilização de órgãos públicos e entidades da sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional aos presos e egressos do sistema carcerário. O objetivo do programa é promover a cidadania e, consequentemente, diminuir a criminalidade", disse Peluso.
 RECOMENDAÇÃO
 Segundo o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, a entidade pretende contribuir com o programa por meio da recomendação das empresas que poderão empregar detentos e ex-detentos e na formação de mão de obra para atender ao mercado. "Estamos aqui renovando este convênio e dizendo que a indústria precisa ajudar na quebra do ciclo de criminalidade.
 É uma série de passos para chegar em um único objetivo que é 'começar de novo', dar uma oportunidade para aquele que errou, pagou pelo erro e tem direito a ter uma nova oportunidade", disse Skaf. O Começar de Novo foi criado em outubro de 2009 com o objetivo de oferecer oportunidades de capacitação profissional e de trabalho para detentos e ex-presidiários.
 SAIBA +
 Até o dia 1º de setembro deste ano, segundo dados do CNJ, 1.696 postos de trabalho foram ocupados por detentos ou ex-detentos em todas as regiões do País. Do total, 696 ocorreram somente entre maio e setembro de 2011.
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEMEC
Sinduscon-Porto Velho
Sicepot-PR
Ademi – SE
ASEOPP
Ademi – RJ
Sinduscon-GO
SECOVI-GO
Sinduscon-Caxias
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-JF
Ademi – PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea