Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/09/2016

BIM É FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O FUTURO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, defendeu hoje (13/09) um esforço cada vez maior para a disseminação do Building Information Modeling, o BIM, na construção civil. Diante de uma plateia de especialistas nacionais e internacionais participantes do Fórum BIM da 6ª Conferência Internacional Bienal da Sociedade de Direito da Construção; o dirigente afirmou que o Brasil vive um ciclo de mudanças profundas, cuja próxima fase será marcada pela exigência por eficiência e competitividade em todos os setores da economia, incluída a construção. “Nós estamos virando mais uma página e temos de fazer com que o BIM ganhe mais espaço”, disse Martins. O evento foi palco do lançamento da coletânea BIM, conjunto de cinco volumes publicado pela CBIC para apresentar a ferramenta e estimular o seu uso.

O presidente da CBIC avalia que a retomada do crescimento está diretamente relacionada à qualidade e à rapidez do envio das reformas pelo governo federal, dentro da expectativa de recuperação da confiança do empresário e do investidor. Martins também comentou a expectativa da construção civil em torno do programa de concessões anunciado pelo presidente Michel Temer nessa segunda-feira (12/09). Segundo ele, na medida em que o governo perdeu a capacidade de investimento, a iniciativa privada terá papel decisivo no esforço para recuperar a economia. A modernização dos processos para a formulação de projetos e execução de obras, enfatizou Martins, é um passo decisivo nesse cenário, daí a importância do BIM.

DEBATE QUALIFICADO – Organizado pela Sociedade Brasileira de Direito da Construção (SCL Brasil), a Conferência Internacional Bienal da Sociedade de Direito da Construção acontece entre 13 e 15/09, tem sua primeira edição na América Latina. Realizada em São Paulo, reuniu engenheiros, arquitetos, geólogos, economistas, advogados, árbitros, mediadores, juízes e especialistas de outros campos da construção civil. “É um evento em que podemos avaliar os demais impactos do BIM na engenharia, avançando perante a perspectiva que se tem, de que trata-se apenas de um software”, diz o presidente da Comissão de Materiais e Tecnologia (COMAT), da CBIC, Dionyzio Klavdianos.

Segundo ele, eventos como esse são importantes para evidenciar os benefícios do investimento na ferramenta e para ampliar o know how sobre como usá-la. “O BIM permite que tanto uma obra simples quanto um projeto complexo sejam executados com economia e transparência”.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – AL
Sinduscon Anápolis
SECOVI-PR
Sinduscom-SL
Sinduscon – CO
Sinduscon-MS
Sinduscon Sul – MT
Ascomig
Sinduscon-RO
Sinduscon-PB
Sinduscon-RS
Sinduscon-TAP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea