Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/05/2014

86º ENIC – Sistema BIM reduz gastos na construção

"Cbic"
26/05/2014

 

86º ENIC – Sistema BIM reduz gastos na construção

Ferramenta de modelagem em 3D é apresentada no 86º ENIC, em Goiânia

Sistema que permite, de forma virtual, a modelagem em 3D de um projeto de engenharia, o BIM – Building Information Modeling foi apresentado na tarde desta quinta-feira (22) no Centro de Convenções de Goiânia, durante o 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). O engenheiro Paulo Sanchez explicou os benefícios do BIM. “A ferramenta é economicamente importante, pois reduz gastos, proporciona uma noção de orçamento e concede maior controle sobre o progresso da construção”, explicou.

Sanchez ministrou a palestra “BIM – Implantação em Construtoras” pela Comissão de Materiais e Tecnologia da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (Comat/CBIC). Cerca de 250 pessoas acompanharam o evento. A plataforma BIM é uma modelagem de informação da construção que reúne dados de todos os projetos de uma obra (arquitetônico, elétrico, hidráulico, telefônico, estrutural, de incêndio, de para-raios, dentre outros), inclusive orçamentário e de planejamento. Nela, é possível criar, em um espaço virtual, réplica em 3D de cada etapa da obra e compatibilizar todos os projetos simultaneamente.

Com o tempo um tanto curto, o presidente do Sindicado da Indústria da Construção no Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), Sergio Watanabe, arrematou a apresentação de Sanchez com uma questão que foi respondida pela palestra seguinte: “como viabilizar a utilização do BIM nas empresas?”

Norma de Desempenho

O engenheiro e advogado Carlos Del Mar abordou a esfera jurídica da Norma de Desempenho de Edificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 15575). Ele falou sobre a importância de se definir parâmetros de qualidade das edificações habitacionais e sobre direitos do consumidor.

Em seguida, a palavra foi passada para o advogado Arthur Rios, que complementou a fala de Del Mar, concluindo que a Norma diminui a judicialização, servindo como instrumento de defesa em ações judiciais que questionem a qualidade da obra.

O engenheiro Roberto da Cunha, no último fórum da tarde, promovido pela Comat, falou sobre “Tecnologia e Mão de Obra: Desafios da Construção Civil”. Cunha discutiu sobre a escassez de mão de obra e sobre o uso da tecnologia para aumentar a produtividade.

Tendo o presidente do Sinduscon-Rio, Roberto Kauffmann, como mediador, Cunha acabou falando sobre a introdução do BIM nas empresas de construção. O palestrante explicou que uma das medidas para que isso seja viável é o ensino desse tipo de software para estudantes de arquitetura e engenharia civil.

Encerrados os três fóruns do dia, a Comat seguiu com apresentações até o fim da tarde, porém em parceria com a Comissão de Meio Ambiente (CMA).

Assessoria de Imprensa do 86º Enic.



"Cbic"

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AL
Sinduscon Chapecó
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon – CO
Ademi – GO
Sinduscom-SL
ADIT Brasil
Sinduscon-RS
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea