Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/06/2010

82º Enic – "O PAC é um avanço, mas o Brasil precisa de um planejamento de longo prazo"

A candidata à Presidência da República Marina Silva reconheceu os benefícios do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a infraestrutura do país ao desengavetar projetos para áreas fundamentais como saneamento e moradias ajudando a impulsionar a indústria da construção. Mas, na opinião da candidata, o PAC não é tudo. Ela destacou que o programa foi elaborado para atender obras emergenciais.

De acordo com Marina, é fazendo planejamento a longo prazo que se pode traçar metas e obter êxito na execução das obras da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016. E no que se refere aos dois megaeventos, segundo ele, a indústria da construção pode contribuir, e muito, no sentido de ajudar a planejar e realizar obras que deixem legado social e econômico para as comunidades onde serão realizadas as competições esportivas. "Precisamos copiar o exemplo de Barcelona, na Espanha". As obras dos dois megaeventos esportivos estão contempladas no PAC 2. A segunda versão do programa dispõe de R$ 1,2 trilhão para o quadriênio 2011-2014.

Questionada pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, sobre a burocracia na liberação de licenciamento ambiental, Marina ponderou e atribuiu à carência de profissionais capacitados no Ministério do Meio Ambiente [durante o seu período como ministra] os atrasos ocorridos nas concessões das licenças ambientais. Segundo a ex-ministra, esse problema foi amenizado consideravelmente após a contratação de mão de obra por meio de concurso público. "Quando assumi o Ministério do Meio Ambiente, 90% dos profissionais eram terceirizados. Essa realidade foi invertida quando deixei o cargo de ministra", disse a candidata a presidente.

Autor: Valdi Junior

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-AL
Sinduscon-RIO
SECONCI BRASIL
ADIT Brasil
Sinduscon-TAP
Sinduscon-RS
Sinduscom-SL
SINDUSCON – SUL
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Ademi – AL
ADEMI-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea