Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/06/2010

82º Enic – Custo das obras públicas é discutido no ENIC

A composição de preços das obras públicas foi tema de debate da Comissão de Obras Públicas (COP) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) no último dia do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Maceió. O presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor), José Alberto Ribeiro, defendeu que o “SICRO 3” (Sistema de Custos Referenciais de Obra / DNIT) seja adotado apenas como referência, respeitando as particularidades regionais. “Não podemos conviver com valores que não condizem com a realidade. É preciso estabelecer uma sistemática orçamentária para obras públicas”, defendeu.


A temática foi abordada também pelo presidente da comissão, Arlindo Moura, que destacou a importância da participação de todos os agentes responsáveis pelo setor de transportes no Fórum Brasileiro de Custos e Infraestrutura de Transporte. Segundo ele, desta forma é possível a discussão de uma gama de situações e condicionantes que influem na fixação de preços, principalmente no que diz respeito à referência dos orçamentos de cada obra, respeitando suas especificidades.


Outros pontos discutidos foram a agregação nos salários dos custos com hora-extra, insalubridade e demais valores relativos ao trabalhador, assim como a criação de projetos padronizados para cada edificação.


Autor: Mírian Nascimento

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
Sinduscon-JF
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-RN
Sinduscon-AM
Sinduscon-PE
Sicepot-PR
Sinduscon – CO
Ademi – RJ
Sinduscon-PA
SINDICIG
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea