Entidades realizam workshop sobre projetos industriais na área da construção civil

O 2º Workshop Nacional “Diferenciais de Sucesso na Implantação de Projetos Industriais” foi realizado nesta quinta-feira (13/09), em Belo Horizonte/MG. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e a realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) por meio do Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços da CBIC. A iniciativa apresentou ao longo do dia quatro palestras e três cases de sucesso no segmento de obras industriais seguidos de debates.

Na abertura, o coordenador do evento e vice-presidente de Obras Industrias do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Ilso José de Oliveira, destacou que “o workshop nacional é realizado com o propósito de debater cases de sucesso das empresas, trocar informações e valorizar a gestão compartilhada. “O Fórum tem um trabalho exemplar e eficiente, que demonstra como a nossa entidade congrega diferentes segmentos da engenharia”, avaliou o presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Linhares, ao frisar a importância da união no setor da construção civil.

“Nós somos concorrentes, mas somos também parceiros. O amadurecimento do setor depende de cada um se expor e se dá pelo crescimento de todos”, ressaltou o presidente do Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços da CBIC, Luiz Fernando Pires. O vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz, frisou como é importante que todos trabalhem pela sustentabilidade da construção por meio da agregação dos pares. “O fundamento de qualquer segmento é a união de forças das entidades afins”, disse. Já o presidente da CBIC, José Carlos Martins, mencionou que “é importante entender os interesses horizontais dos quais todos pertencem e identificar como a CBIC pode colaborar com o segmento. Atualmente, temos na Câmara uma equipe de 30 pessoas com grande capacidade de articulação, já que somos ligados a mais de 80 entidades no Brasil. E isso permite que possamos atuar como um guarda-chuva resguardado por entidades especialistas”.

Após a abertura, o professor do Instituto Falconi, Darci Prado, apresentou o tema “A maturidade, a evolução das empresas e o sucesso de seus projetos”, seguido do primeiro case sobre o sucesso na implantação do TPS2 do Aeroporto de Confins, apresentado pelo gerente de Engenharia e Obras da BH- Airport, Rogério da Costa Romeiro.

O gerente de Planejamento da Reta Engenharia, Diego Fernandes Pontes, tratou sobre a aplicação do BIM na implantação de projetos industriais. O superintendente de Engenharia da M. Roscoe, Eduardo Abreu, apresentou o case da eficácia na execução da chaminé do projeto Pampa Sul, e o gerente PMO da Nexa Resources, Eduardo Ribeiro de Queiroz, o case sobre o Projeto Aripuanã da empresa onde ele atua.

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Setembro, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

20Set14:0017:00Reunião da Comissão de Infraestrutura (COP)Reunião Ampliação Mercado de Infraestrutura

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */