Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/09/2018

Entidades realizam workshop sobre projetos industriais na área da construção civil

O 2º Workshop Nacional “Diferenciais de Sucesso na Implantação de Projetos Industriais” foi realizado nesta quinta-feira (13/09), em Belo Horizonte/MG. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e a realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) por meio do Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços da CBIC. A iniciativa apresentou ao longo do dia quatro palestras e três cases de sucesso no segmento de obras industriais seguidos de debates.

Na abertura, o coordenador do evento e vice-presidente de Obras Industrias do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Ilso José de Oliveira, destacou que “o workshop nacional é realizado com o propósito de debater cases de sucesso das empresas, trocar informações e valorizar a gestão compartilhada. “O Fórum tem um trabalho exemplar e eficiente, que demonstra como a nossa entidade congrega diferentes segmentos da engenharia”, avaliou o presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Linhares, ao frisar a importância da união no setor da construção civil.

“Nós somos concorrentes, mas somos também parceiros. O amadurecimento do setor depende de cada um se expor e se dá pelo crescimento de todos”, ressaltou o presidente do Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços da CBIC, Luiz Fernando Pires. O vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz, frisou como é importante que todos trabalhem pela sustentabilidade da construção por meio da agregação dos pares. “O fundamento de qualquer segmento é a união de forças das entidades afins”, disse. Já o presidente da CBIC, José Carlos Martins, mencionou que “é importante entender os interesses horizontais dos quais todos pertencem e identificar como a CBIC pode colaborar com o segmento. Atualmente, temos na Câmara uma equipe de 30 pessoas com grande capacidade de articulação, já que somos ligados a mais de 80 entidades no Brasil. E isso permite que possamos atuar como um guarda-chuva resguardado por entidades especialistas”.

Após a abertura, o professor do Instituto Falconi, Darci Prado, apresentou o tema “A maturidade, a evolução das empresas e o sucesso de seus projetos”, seguido do primeiro case sobre o sucesso na implantação do TPS2 do Aeroporto de Confins, apresentado pelo gerente de Engenharia e Obras da BH- Airport, Rogério da Costa Romeiro.

O gerente de Planejamento da Reta Engenharia, Diego Fernandes Pontes, tratou sobre a aplicação do BIM na implantação de projetos industriais. O superintendente de Engenharia da M. Roscoe, Eduardo Abreu, apresentou o case da eficácia na execução da chaminé do projeto Pampa Sul, e o gerente PMO da Nexa Resources, Eduardo Ribeiro de Queiroz, o case sobre o Projeto Aripuanã da empresa onde ele atua.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI- PB
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-BNU
SECOVI-SP
Ademi – ES
Sinduson – GV
ADIT Brasil
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Joinville
Sindicopes
ADEMI-AM
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea