Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/10/2021

Enic: Maturidade das empresas e sucesso dos projetos

A construção é uma das maiores indústrias do mundo. Por ser intensiva de mão de obra, contribui para a geração de emprego e renda no país, bem como para o fortalecimento da economia. A tecnologia na construção civil vem evoluindo a cada dia e é o diferencial na busca da eficiência e produtividade do setor. No último dia do 93º Enic, o painel ‘Maturidade das Empresas e Sucesso dos Projetos’ trouxe reflexões sobre a maturidade das empresas.

O nível de maturidade das empresas está ligado ao gerenciamento do projeto e às estratégias de uma organização. Ilso José de Oliveira, presidente da COIC/CBIC, explicou que apenas 50% dos projetos implantados no segmento de obras industriais e corporativas podem ser considerados projetos que alcançam sucesso total

Um projeto bem-sucedido é aquele que atinge a plenitude de suas metas. Se nós trouxermos isso para o nosso campo de construção, ou projeto industrial,  seria uma obra que terminou no prazo, no escopo e no orçamento com satisfação dos clientes e envolvidos,” comentou o presidente da COIC/CBIC.

Desafios 

Para que um projeto tenha sucesso é preciso observar a sua evolução e criar a cultura de alinhamento de vetores. Porém, são inúmeros os desafios enfrentados pelas organizações, como lembra Darci Prado, consultor e sócio da Falconi  – Consultor de resultados. “Os principais desafios da indústria da construção são: planejamento versus execução, suprimentos (internos e externos), definição deficitária do escopo, frequentes mudanças no projeto, despreparo da equipe gerencial, administração contratual e eu incluí mais uma que é a inovação digital. Curiosamente, o setor da construção está em um dos últimos do seguimento pela quantidade de dinheiro envolvida na obtenção de novas soluções,” afirmou.

Segundo Antônio Batista da Silva Junior, presidente executivo da Fundação Dom Cabral – FDC, não há gerenciamento de projeto bem sucedido em gestão de uma empresa mal sucedida, é preciso criar um ambiente de  boas práticas (processos, ferramentas e organização) e cultura favorável à boa gestão e governança, apoio da alta administração, entre outras questões. “Nenhuma empresa é maior que seu time, ela precisa desenvolver pessoas, treinar pessoas, capacitar pessoas permanentemente”, ressaltou.

Para Sérgio Márcio de Freitas Leite – CEO da BAFER – Bahia Ferrovias S.A., o valor empresarial está diretamente ligado à gestão integrada dos projetos. “Projetos mal sucedidos não alcançam sustentabilidade, valor compartilhado e competitividade da empresa que implementou o projeto. Deve haver cumplicidade entre investidor, atores principais do projeto e detentores da tecnologia”, enfatizou.

Empresas que trabalham a maturidade organizacional e otimizam seus projetos, mesmo em momentos de crise, continuam crescendo de forma efetiva e diferenciada dos concorrentes, explicou Darci Prado. Para o consultor, “os critérios usados na concepção do modelo de maturidade são: refletir o uso das boas práticas de gestão, relacionar a maturidade da organização com sua capacidade de executar projetos com sucesso e abordar todo o ciclo de criação do bem, envolvendo processos finalísticos e de suporte”, concluiu.

Enic – O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua e Predialize.

O painel tem interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas” da COIC/CBIC, com a correalização do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JP
APEOP-PR
Ademi – ES
Ademi – PR
Ademi – PE
Sinduscon-PA
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-AM
Sinduscon-MS
Sicepot-RS
Sinduscom-SL
Aconvap
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea