Logo da CBIC

Agência CBIC

22/10/2021

Enic: Inovação aberta reduz riscos e acelera resultados das empresas

A inovação, mais do que uma forma de trabalhar, é uma necessidade para quem atua em mercados cada vez mais competitivos. E quando realizada de forma aberta, acelera os resultados e reduz os riscos do processo, demonstrou Thiago Cunha, gestor de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ele trabalha ajudando empresas a solucionarem seus problemas no programa Catalisa MPE, desenvolvido pelo Sebrae. Cunha foi o palestrante da oficina Estratégias e oportunidades para o setor da construção, durante o 93º Encontro Nacional da Construção (Enic), realizada de 18 a 21 de outubro. O evento, totalmente gratuito e online, é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A oficina foi coordenada pela presidente da Comissão da Responsabilidade Social (CRS), da instituição, Ana Claudia Gomes.

Competitividade das empresas

“O Catalisa MPE aproxima os pequenos negócios de solucionadores, mesmo quando a gente ainda não tem uma solução pronta. Ajudamos no desenvolvimento dela ou no aperfeiçoamento tecnológico para aumentar a competitividade das empresas que inscritas na iniciativa”, explicou.

No programa, os participantes são estimulados a incentivarem a inovação dentro da empresa e também a procurarem clientes, fornecedores e parceiros na busca por identificar problemas e indicar soluções para os seus negócios. “É preciso quebrar os quatro muros da empresa e acessar de forma mais sistematizada outros atores que vão ajudar a fazer a inovação aberta”, afirmou.

Cunha mostrou em sua apresentação o Mapa Construte, em que estão listadas 250 empresas que surgiram no Catalisa e que oferecem produtos e serviços desenvolvidos com base em problemas apontados pelo mercado de construção. “Colocamos em prática os princípios da inovação aberta, conectando players do ecossistema de inovação brasileiro, que, de forma colaborativa, podem solucionar problemas e trazer oportunidades de mercado diferenciadas a partir do desenvolvimento de soluções inovadoras”, explicou.

Enic – O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua e Predialize.

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Dezembro/2021

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nenhum evento

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Ademi – ES
Sindicopes
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-JF
ASSECOB
Ademi – DF
Sinduscon – Vale
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-ES
Sinduscon-CE
Sinduscon-Pelotas
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X