Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/10/2021

Enic: BIM e Lean Construction alavancam a produtividade na construção

Você sabia que o BIM e o Lean Construction podem ajudar a alavancar a produtividade na construção civil? Foi o que o CEO da Aval Tecnologia, empresa cearense especialista em gestão de projetos, André Quinderé, demonstrou com a plataforma de gestão da construção civil Agilean, durante o 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção, na oficina que tratou do tema no dia 19/10.

Quinderé é um dos idealizadores da solução, vencedora da edição 2020 do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, na categoria de Startup. O Agilean é a primeira e única ferramenta a aplicar o Lean Construction do planejamento à execução.

O aplicativo de gestão integrada une a metodologia do lean construction com as tecnologias da indústria 4.0, dentre elas o BIM, para alavancar a produtividade e a eficiência dentro dos canteiros de obras.

“O uso de gestão de excelência e de tecnologias não está restrita a grandes construtoras e tipos de obra específicas”, frisou o especialista.

Na oficina mediada pela presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ana Claudia Gomes, o especialista informou que a iniciativa foi motivada pelos desafios encontrados nas obras e a necessidade de mudar a realidade na construção. Segundo Quinderé, dados do Instituto Americano indicam que 58% do tempo dentro de um canteiro não é produtivo e a baixa produtividade do setor da construção custa US$ 1,6 trilhão ao ano para a economia mundial.

O CEO da Aval Tecnologia reforçou que a transformação digital na construção civil é de fundamental importância para que com as novas ferramentas e produtos, que englobam pessoas, processos (lean) e tecnologias (IOT, AI, BIM), o setor consiga aumentar a produtividade e navegar no novo cenário.

Lembrou que o Lean Construction é formado por princípios (valor, fluxo, produção, perfeição), conceitos e ferramentas. Já o BIM é a modelagem da informação na construção (planejamento, execução da obra, orçamento e projetos).

Dentre os cases, citou a otimização de projetos da Norvatel, onde a ferramenta BIM possibilitou a compatibilização dos projetos, detectando erros e problemas antes da execução, além de um orçamento mais real.

Quinderé citou a sinergia entre o BIM e o Lean e defendeu que as empresas devem implantar o BIM de forma Lean, entendendo o problema e o que vai agregar maior valor, de acordo com as necessidades da obra e o estágio de maturidade da empresa.

O especialista também apresentou alguns exemplos de sinergia entre as duas ferramentas. O Lean tem como princípios a eliminação de desperdícios, a redução do trabalho em processo, a gestão transparente e visual, a redução da variabilidade a redução dos leads times. Já o BIM tem como funcionalidades a checagem automática dos conflitos, o planejamento e simulações em 4D, o desenvolvimento de gêmeos digitais, a qualidade extraída do modelo e o desenvolvimento colaborativo dos projetos.

Estudo da empresa mostra que apenas 25% das empresas que utilizam BIM tem a maturidade e afirmam que utilizam o BIM no dia a dia das suas obras.

Dentre os benefícios do uso da tecnologia no dia a dia dos canteiros, citou:

  • Maior aderência entre o planejamento e a execução das obras
  • Medição alinhada com as fichas de verificação de serviço (FVS)
  • Informação para a tomada de decisão de uma forma mais fácil e intuitiva
  • Integração com os RPs, o que faz com que o campo se comunique com o estratégico
  • Ganho de compliance

Sobre os resultados da digitalização nos canteiros, enfatizou a eficiência quanto ao ganho de velocidade de produção, mais aderência entre o que foi planejado e o que está de fato sendo executado e redução dos custos das obras.

A empresa disponibilizou brinde virtual para os participantes do evento que acessarem a página disponível no site do 93º Enic até o dia 22/10. Os interessados que se inscreverem ganharão mentoria gratuita em Planejamento de Obras e uma vaga para o Curso Lean na Prática. O sorteio será no dia 25/10.

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize, Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
Sinduscon-SF
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-AM
SECOVI- PB
Ademi – RJ
Ademi – PE
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea