Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/01/2021

ENIC 2020 debateu imóveis sustentáveis e retomada da economia

Dentro da programação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), aconteceu o painel virtual “Retomada via lançamentos imobiliários mais sustentáveis”.

 

As painelistas foram a diretora da proActive Consultoria, Ana Rocha Melhado; a arquiteta e diretora da empresa Studio, Daniela Corcueira; e as representantes da Caixa Econômica Federal, Luciane Lopes Missato e Silvia Merendas.

 

A mediação foi de Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que abriu a live falando sobre a importância dos empreendimentos mais sustentáveis e o quanto as certificações são importantes para a valorização do imóvel.  “Temos um cardápio bom de certificações. A certificação é uma condição importante”, citou Nilson.

 

Ana Rocha Malhado abordou a questão de desmistificar edificações sustentáveis, ela citou que a sustentabilidade hoje está acessível aos empreendimentos de alto, médio e baixo padrão. “O papel da indústria da construção civil se sobressaiu na pandemia ainda mais. A nossa responsabilidade é de garantir empreendimentos mais saudáveis que garantam qualidade de vida”, comentou.

 

A pesquisadora lembrou também sobre os incentivos existentes em relação à sustentabilidade, como o IPTU Verde que é um desconto dado sobre o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na medida em que a edificação faz uso de soluções sustentáveis, seja em construções novas ou reformas. “No Brasil já são 65 municípios com mais de 200 mil habitantes que adotam o IPTU Verde”, falou Ana Rocha.

 

Durante o painel, a arquiteta Daniela Corcueira apresentou informações sobre a certificação Edge. “Precisamos pensar sobre o planeta sustentar a vida humana na Terra. Não é uma questão de tendência, mas de necessidade”, argumentou.

 

Daniela explicou que a certificação Edge é um sistema inovador de classificação de edifício ecoeficientes para novos edifícios residenciais e comerciais desenvolvido pelo Internacional Finance Group – IFC (Grupo Branco Mundial), certificado pelo GBCI (mesmo órgão do LEED).

 

Para finalizar a live, Luciane Lopes e Silvia Merendas, representantes da Caixa Econômica Federal, falaram sobre o Selo Casa Azul + CAIXA que está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os objetivos do Selo está o de gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos aos clientes Pessoa Jurídica e Pessoa Física do banco.

 

“Os empreendimentos devem adotar soluções urbanísticas e arquitetônicas de qualidade, devem incentivar o uso racional de recursos naturais na construção, devem reduzir o custo de manutenção de edifícios e despesas dos usuários, entre outros”, explicou Silvia.

 

Lívia falou sobre a nova categoria do Selo Casa Azul + CAIXA, batizado de Diamante, e apresentou o empreendimento Promenade Ponta Verde II, da construtora Plack LTDA, uma habitação popular que recebeu esse Selo na cidade de Maceió (AL) em 2020.

 

O 92º ENIC é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e correalizado por Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento tem como patrocinador silver o Sebrae, como patrocinador platinum Arcelormittal Brasil e Caixa Econômica Federal, e conta com o apoio de Sesi Nacional e Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AELO
Sinduscon-PR
Sinduscon-BNU
Sinduscon-MG
FENAPC
Ademi – ES
ADIT Brasil
Sinduscon-PA
ASSECOB
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon Sul – MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea