Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/11/2018

Encontro nacional em Foz do Iguaçu debate tecnologia do ambiente construído

Representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participam, até esta quarta-feira (14), do XVII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Entac 2018), considerado o mais importante evento técnico-científico brasileiro na área da Tecnologia do Ambiente Construído. O evento ocorre em Foz do Iguaçu e reúne representantes de instituições, academia, empresas públicas e privadas. A programação conta com palestras, oficinas e painéis.

O encontro é bienal e organizado pela Associação Nacional da Tecnologia do Ambiente Construído (Antac). O tema desta edição é Desafios da Inovação no Ambiente. As sessões plenárias foram programadas de forma a debater este tema, com a participação de pesquisadores, representantes de órgão públicos e de empresas do setor. O objetivo é compreender as barreiras e potencialidades para a inovação na área da Tecnologia do Ambiente Construído no Brasil, além de conhecer e aprender com as experiências de sucesso em outros países.

Integrante da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC e assessor do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinducon-MG), Roberto Matozinhos, fez parte da mesa de abertura. “Foram mais de 500 participantes e 899 trabalhos inscritos. A CBIC também pode mostrar seu trabalho no campo da inovação. A principal conclusão foram os benefícios que a aproximação entre entes, empresas e poder público pode trazer”, comenta. Também este presente o diretor de ciência e tecnologia do Sinduscon-PE e membro da Comat, Serapião Bispo Ferreira Neto. A ação está contida nos projetos: Gestão das Normas Técnicas do Setor e Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, iniciativas da CBIC com o SENAI Nacional.

Na segunda-feira (12), ocorreu o painel “Impactos do SINAT e da Norma de Desempenho na inovação da construção habitacional”, moderado pelo professor Luis Carlos Bonin (UFRGS), os debatedores Salette Weber (MinCidades), Vanderley M. John (USP) e Roberto Matozinhos (CBIC). Foram debatidos pontos importantes da difusão da norma de desempenho no ambiente construído. O representante do CBIC, Roberto Matozinhos, apresentou as diversas ações desenvolvidas pela câmara brasileira da construção em relação à norma de Desempenho a NBR 15575 (2013).

O evento também abordou outros temas contemporâneos da sociedade brasileira, envolvendo profissionais, empresas, construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos, docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação e outros profissionais atuantes no ambiente construído.

Veja mais informações no site do evento.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Brusque
ASBRACO
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-Oeste/PR
Ademi – SE
Sinduscon-PR
Sinduscon-SP
Ademi – PR
Sinduscon-RS
Sindicopes
Sinduscon-RN
Sicepot-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea