Logo da CBIC

Agência CBIC

28/11/2018

Encontro em Brasília discute implementação do BIM na América Latina

A consolidação da inovação no setor da construção terá impacto positivo para o desenvolvimento no Brasil. Foi demonstrando esta convicção que o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participou da abertura do ‘2º Encontro BIM de Governos Latino-americanos: BIM na construção pública’, na noite de terça-feira (27), no auditório de um hotel em Brasília.

“A indústria da construção está na firme determinação de ser o novo carro-chefe do desenvolvimento no Brasil. Da sua parte, o governo tem demonstrado que quer a participação do setor privado e tem criado mecanismos, iniciativas e políticas para os empreendedores seguirem nesse trabalho”, afirmou Martins, se referindo à Estratégia Nacional para Disseminação do BIM (Estratégia BIM BR), lançada em maio deste ano pelo governo brasileiro, e que teve participação da CBIC em sua elaboração.

O evento, que segue até a quinta-feira (29), é dirigido a governos da América Latina interessados em implementar as metodologias e tecnologias BIM em suas obras. O objetivo é discutir o funcionamento e a governança de uma rede internacional sobre o modelo. Participam das discussões representantes de governos de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Uruguai.

A Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modelling (BIM) consiste em um conjunto de processos e tecnologias dedicados a aprimorar as práticas do setor, beneficiando tanto os contratantes quanto a indústria da construção.

O encontro é promovido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conta com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A abertura do Encontro também contou com a presença do especialista Bilal Succar, referência internacional no estudo e aplicação do BIM, que traçou um panorama sobre o tema no mundo hoje. Atualmente, ele desenvolve a pesquisa Avaliação de Nível de Macro Adoção do BIM em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e México. Uma iniciativa do BID e do MDIC, com o apoio da CBIC, o estudo se refere a um nível mais de amplo de adoção, atingindo não apenas um determinado segmento específico mas todas as atividades da indústria da construção em um país.

Ainda participaram o ministro Marcos Jorge (MDIC), o representante do BID no Brasil, Hugo Flores Timoran e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luiz Augusto Ferreira, além de integrantes de outras entidades ligadas ao tema.

Nesta quarta-feira (28), o evento contou com:
– Painel ‘Oportunidades para Desenvolvimento do BIM na América Latina e Caribe’, por Vandeleia Radaelli (BID);
– Recapitulação do primeiro encontro, realizado no Chile;
– Apresentações das comitivas sobre ‘Avanços e Perspectivas Futuras para o BIM’, no Brasil, Argentina, Chile, México, Uruguai, Colômbia e Costa Rica;
– Apresentação ‘Panorama Global sobre BIM e matriz de maturidade’, por Bilal Succar;
– ‘Revisão e Construção de Padrões: o caso chileno’.

Para quinta-feira (29), estão previstas:
– Apresentação do ‘Programa de Bienes Públicos Regionais’, por Vandeleia Radaelli (BID);
– Apresentação de resultados da ‘Pesquisa Objetivos e Atividades’, por Pauline Henriquez (BID)
– Mesas de trabalho para validação de propostas de atividades sobre o ‘Projeto de Bens Públicos Regionais’.

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Maio, 2019

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nenhum evento hoje

Eventos

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-ES
Sinduscon-Oeste/PR
Ademi – DF
Sinduscon – Vale do Piranga
Ademi – SE
Ademi – MA
Sinduscon-Rio Grande
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-MT
SECONCI BRASIL
Sinduscon-JF
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X