Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/08/2019

Trabalhadores de Goiânia participam do Dia da Construção Social

A capital goiana é uma das cidades brasileiras que receberão, no próximo dia 17 de agosto, ações da 13ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), com apoio especial do Seconci Brasil, o evento ocorrerá simultaneamente em 30 cidades.

Localmente, a iniciativa será promovida pelo Sindicato da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon) e pelo Serviço Social da Construção Civil (Seconci-GO), que abrigará em sua sede, no Setor Jardim América, das 8h às 13h, toda a programação das atividades propostas para a data.

O DNCS tem como objetivo promover qualidade de vida e lazer aos profissionais do segmento, portanto, as ações que ocorrerão na sede do Seconci-GO serão gratuitas e abertas a todos os trabalhadores da construção civil de Goiânia, seus familiares e integrantes da comunidade. As atividades serão organizadas em quatro eixos temáticos: educação, cidadania, saúde e lazer.

Dentro do eixo da educação, a programação inclui:

  • Mostra tecnológica que trará novidades sobre práticas construtivas, materiais e equipamentos
  • Oficina sobre o uso das ferramentas do Google e aplicativos que facilitam a rotina das pessoas
  • Divulgação de informações sobre cursos de qualificação do Sesi/Senai

Na área da cidadania, serão prestadas informações sobre projetos sociais e de bem-estar oferecidos pelo Seconci Goiás, haverá orientação jurídica, corte de cabelo masculino; orientações sobre formalização de cadastro para microempreendedor individual (MEI) e cadastro de potenciais doadores de medula óssea.

Já no campo da saúde os serviços a serem oferecidos serão os seguintes: consulta nas especialidades médicas de clínica geral, cardiologia, oftalmologia, fonoaudiologia e odontologia.

Os atendimentos iniciais nessas especialidades serão prestados exclusivamente aos trabalhadores titulares que atuam nas empresas associadas ao Seconci-GO e para dois convidados desse trabalhador, que podem ser familiares e/ou amigos. Haverá também orientação sobre escovação infantil e aplicação de flúor; que ocorrerá em um “escovódromo”; aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de IMC e exame de bioimpedância.

Além disso, entre as atividades de lazer, haverá sorteio de TVs para trabalhadores das empresas associadas, apresentações culturais com dança, música, teatro, massagem e muita diversão para a criançada com cama elástica, piscina de bolinhas, tobogã, distribuição de pipoca e algodão doce.

 

“O mundo está mudando, e você?”

Com o tema “O mundo está mudando, e você?”, o  Dia Nacional da Construção Social é tido como a marca da responsabilidade social do setor construção civil.

Neste ano, o evento traz como foco central a reflexão sobre as mudanças pelas quais a indústria construtiva está passando e como se planejar para o futuro. De acordo com Célio Eustáquio de Moura, presidente do Seconci-GO, a ideia é despertar a atenção para as recentes e iminentes mudanças no mercado de trabalho do setor, impactos e importância da tecnologia e da atualização dos trabalhadores para permanecerem no mercado. “Tudo isso está fazendo com que as alterações nos canteiros de obra ocorram de maneira muito rápida. Queremos mostrar ao trabalhador que ele precisa acompanhar isso”, ressalta.

Outro destaque dado pelo presidente do Seconci-GO ao evento do próximo dia 17 é seu objetivo de promover a proximidade dos trabalhadores da construção civil com a entidade que cuida da saúde deles. “Vamos trazer eles para perto da gente e tentar estreitar a nossa relação para que eles possam cuidar mais da saúde e da sua segurança não trabalho”, finaliza.

 

Responsabilidade Social no setor da construção

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) é o mais importante evento do setor voltado à promoção da responsabilidade social empresarial. Realizada desde 2007, a iniciativa ocorre anualmente em todo o país e reúne empresas, entidades, líderes setoriais, trabalhadores e seus familiares em um grande evento que promove qualidade de vida por meio de ações em saúde, educação, lazer e cidadania.

Em 2018, o evento alcançou, nacionalmente, quase 165 mil atendimentos a mais de 47 mil pessoas.  Em Goiás, a iniciativa é realizada há 9 anos, sempre em uma parceria entre o Seconci e o Sinduscon. Este ano é primeira vez que o evento será no espaço físico e imediações do Seconci Goiás, no Jardim América.

Veja mais informações sobre o DNCS, no site da CBIC, na área de Responsabilidade Social da entidade.

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – SE
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Ademi – ES
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Caxias
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-MG
Sinduson – GV
Ademi – DF
ANEOR
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea