Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/02/2020

Seminário debate melhorias do Sinapi para execução de obras públicas

(Foto: Sônia Belizário)

A capital paraibana foi contemplada na quinta-feira (13) com mais um evento nacional para fomentar o conhecimento do empresário da Construção Civil. O Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) realizou a primeira edição deste ano do ‘Seminário Técnico de Revisão do Sinapi’, que abordou a relevância da atualização do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), indicado como referência oficial para a elaboração de orçamentos de obras contratadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). A Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC) já promoveu eventos para discutir o Sinapi em 34 cidades de todas as 27 capitais brasileiras, desde 2014.

O seminário faz parte das ações do projeto ‘Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura’, de iniciativa da CBIC, por meio da sua Comissão de Infraestrutura (Coinfra), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Ao abrir oficialmente o evento, o vice-presidente do Sinduscon-JP, Wagner Breckenfeld, agradeceu a presença dos participante e enalteceu a iniciativa do conteúdo difundido, o qual contribui para a melhoria na execução das obras.

O consultor do projeto de Revisão do Sinapi da CBIC, Geraldo de Paula Eduardo, abordou o Processo de Atualização do Sinapi, lembrando que o trabalho de revisão do Sistema teve início em 2013.

“A CBIC contribuiu para o diagnóstico, possibilitando um aperfeiçoamento profundo do Sinapi. Dessa forma, grande parte do processo já foi feito e, a partir de agora, vem o incremento que é realizado com base no que vai aparecendo no dia a dia”, diz.

De acordo com a engenheira orçamentista do Sinduscon-PE, Luciana Andrade, que apresentou a Visão Empresarial sobre o Sistema, a Caixa Econômica Federal está tentando sanar os problemas estabelecendo uma boa interação com o construtor.

No tocante ao orçamento realizado pelos engenheiros, Andrade citou a necessidade de se fazer uma relação de interdependência entre os serviços, em que um só pode ser feito quando o outro estiver concluído. Ressaltou que é preciso fazer a previsão correta de uma obra e que muitos problemas estão se acumulando por falta de engenharia de verdade. Enfatizou a necessidade de existir menos política e mais engenharia.

Durante explanação sobre Melhorias alcançadas com apresentação das ferramentas agregadas pelo sistema, o gerente executivo do Sinapi/Caixa, Mauro Fernando Martins Castro, salientou que não dá para usar o Sinapi como tabela.

“Hoje, esse sistema passou a ser uma ferramenta para orçar obras. Quem trabalha em órgãos públicos já tem por obrigação que usar o Sinapi. Entretanto, o empresário que vai entrar em uma licitação não é obrigado a usar esse sistema, apenas dar seu preço. Não dá para usar o Sinapi sem conhecer. A Caixa Econômica investe desde 2012 para que as referências sejam devidamente fundamentadas e para a divulgação da documentação técnica do Sinapi, com seminários promovidos pela CBIC e pelo sumário de publicações da Caixa”, lembra.

A coordenadora do Sinapi/Caixa, Íris Luna de Macedo, destacou, entre outros assuntos, o objetivo das composições que são realizadas com base de campo, para que sejam mais adequadas. Relembrou que se houver dúvidas pode-se utilizar o catálogo.

Os presentes puderam interagir e tirar dúvidas sobre a revisão do Sinapi e algumas outras questões envolvendo as ferramentas que propõem o alinhamento aos editais públicos e privados do país.

Vídeo de apresentação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic)

Além disso, tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo sobre o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que será realizado de 13 a 15 de maio, em Brasília, e cujas inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento, bem como obtidas mais informações.

Confira as fotos do evento no Flickr da CBIC

 

Confira a edição de João Pessoa do ‘Seminário Técnico de Revisão do Sinapi’, disponível no YouTube da CBIC.

 

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
Sinduscon-Caxias
Sinduscom-SL
Sinduscom-VT
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-Joinville
AELO
Sinduscon-PA
APEMEC
Sinduscon-PB
ANEOR
Sinduscon – Grande Florianópolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea