Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/11/2021

Sebrae apresenta soluções para aumentar a produtividade das empresas do setor

Conduzida pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, a conversa do Quintas da CBIC de hoje (25/11), no formato online, foi com representantes do Sebrae Nacional.

Foram tratadas questões relacionadas ao Programa Brasil Mais e soluções para o aumento de produtividade com melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto das empresas, além de futuras parcerias entre as duas entidades.

Realizado em conjunto com o Ministério da Economia, Senai e ABDI, o programa já atendeu 64 mil empresas em todo o país, sendo 6.965 da cadeia produtiva da construção.

Em média, segundo a analista de competitividade e coordenadora do programa, SRoberta Aviz, entre abril e setembro deste ano uma empresa da cadeia produtiva que participou do Brasil Mais teve um aumento de 97% da sua produtividade e 44% do seu faturamento.

As empresas atendidas pelo Sebrae no Brasil Mais recebem acompanhamento e orientação de Agentes Locais de Inovação (ALI), por quatro meses. Nesse período é traçado um raio x da situação da empresa para ajudar na construção e implantação de um plano de inovação juntamente com o empreendedor. Além disso, o empresário pode ter acesso a consultorias especializadas complementares.

Dentre os benefícios do programa para o empresário:

  • Promoção de melhorias rápidas
  • Redução de custos
  • Inovação de processos
  • Aumento do faturamento
  • Aperfeiçoamento da gestão de recursos
  • Impulsionamento da competitividade
  • Consultorias personalizadas com especialistas qualificados
  • Acompanhamento técnico dos Agentes Locais de Inovação (ALI)

Para participar e dar o primeiro passo para alavancar seus negócios, os empresários das micro e pequenas empresas – com faturamento até R$ 4,8 milhões por ano – já podem se inscrever para o grupo que começa em março/2022.

Parceria estratégica

Durante o Quintas, Cesar Rissete, gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, reforçou a importância da parceria com a CBIC, em busca de soluções para o ambiente de negócios das empresas e de maiores condições de acesso para os empreendedores.

Informou que, como resultado do 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), já está sendo desenhado um acordo técnico com a CBIC para pensar propostas aderentes à realidade das construtoras, de acordo com seus portes, sobre o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e uma trilha de capacitação em consultoria de subempreiteiros.

Enio Queijada, coordenador setorial de Casa e Construção do Sebrae Nacional, reforçou que a entidade está à disposição para trabalhar em parceria com a Comat/CBIC e a Federação Nacional dos Pequenos Construtores (FENAPC).

Renato Michel, presidente do Sinduscon-MG, apresentou a experiência da entidade com o Sebrae local, grande parceiro do setor da construção ao longo dos últimos anos na inovação e no ganho de produtividade. “É um engano dizer que a construção civil é formada por grandes empresas”, disse.

Para estimular as parcerias locais e dar abrangência nacional às experiências como a do Sinduscon-MG em capacitação BIM e discutir o projeto CBIC 2030, ficou agendada para o início do próximo ano a Oficina Colabore Sebrae/CBIC.

BIM, ESG e eficiência energética

Como resposta aos participantes do Quintas, Roberta Avis informou que o Programa SebraeTec disponibiliza serviços tecnológicos para as empresas, com linhas de consultoria com subsídio de 70% – o empresário paga apenas 30% – para implantação do BIM e acompanhamento de um projeto piloto em BIM.

Sobre ESG, Aviz informou que dentro do programa Brasil Mais há um diagnóstico que avalia, entre outros, a questão ambiental. “Os empresários começam a perceber que investimento nessa área não é só custo”, disse. Além disso, informou que no Portal do Sebrae há dicas sobre eficiência energética.

Realizado pela CBIC, o evento contou com a parceria do Sebrae Nacional.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TAP
Sinduscon-PE
ANEOR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-TO
Sinduscon-PR
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-PB
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-RIO
SINDICIG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea