
AGÊNCIA CBIC
Programa Olho na Qualidade: Caixa padronizará mensagem de contato com o cliente
Representantes da Caixa Econômica Federal estiveram reunidos na última sexta-feira, dia 9 de agosto, na sede da CBIC, em Brasília, para mais um encontro da série de diálogos que vêm sendo mantida com o objetivo de aprimorar a gestão do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). Um dos temas tratados foi o Programa de Olho na Qualidade, criado com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação entre os clientes do PMCMV, instituição e empresas responsáveis pela construção das moradias. Em razão do envio de solicitação de repostas a itens que não são de responsabilidade das construtoras, ficou decidido que a Caixa vai padronizar o Comunicado para os clientes, definindo um formulário padrão, e que ampliará para três dias, após comunicação da instituição, o prazo para que as empresas contatem seus clientes e definam o tempo necessário para solução do problema detectado, caso seja um “vício construtivo”. Ficou definido também que a CBIC será o canal entre a Caixa e o setor, no que se refere às estatísticas do programa. Na reunião também foram tratados temas como Norma de Desempenho e invasão de empreendimentos. Sobre a NBR 15.575/2013, o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins, propôs que seja definida uma linha de corte nas contratações para a exigência da norma, já que grande parte das exigências está ligada à especificação e não a projetos. Em razão de alguns temas tratados dependerem de ações do Ministério das Cidades, será sugerido ao referido Ministério a criação de um grupo de trabalho, com a participação da CBIC e da Caixa, para tratar das questões operacionais do Programa.