Logo da CBIC

CBIC`s Agency

17/09/2019

Pesquisa mapeará BIM na América Latina ainda neste semestre

A primeira pesquisa sobre o estado de Building Information Model (BIM) na América Latina terá início neste segundo semestre de 2019. Inédita, a iniciativa possibilitará uma visão geral acerca do estado de BIM com um olhar regional e abrangente dos diversos segmentos da indústria. Até o final deste ano vários atores da construção civil da América Latina – desenhistas, construtoras e incorporadoras – serão consultados sobre seus conhecimentos em relação à metodologia, seus níveis de adoção, seus principais usos e perspectivas.

“Seria contraditório se uma inovação radical como o BIM não contasse com um mapeamento a altura do alto grau de precisão e apuro que se almeja de sua prática”. comenta o vice-presidente da Àrea de Inovação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, ao comemorar a iniciativa.

O tema tem interface com o Projeto Tecnologia e Inovação na Indústria da Construção da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Rumo a uma visão 2020 de BIM na América Latina

Os dados da pesquisa poderão possibilitar a inserção da América Latina nas redes de produção e de circulação de conhecimento estatístico e de aplicação sobre a gestão BIM como mais um processo de inovação na indústria da construção.

Com o relatório sobre o estado real do BIM em todos os 18 países membros do Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), a região será colocada em um nível de igualdade em relação àquelas que já contam com trabalhos semelhantes, como a Europa, o Oriente Médio, os Estados Unidos e a China, dentre outros, marcando assim uma importante presença no debate sobre BIM no mundo.

As bases da pesquisa

Longe de ser um caso isolado, o projeto foi construído sobre sólidas bases. Dentre outros, cabe salientar o esforço para mapear o estado do BIM na América Latina, realizado pela FIIC, por meio da sua Rede Latino-Americana de Inovação Tecnológica (Inconet), que deixou uma grande experiência e valiosas imagens sobre o desenvolvimento desta metodologia. Embora tenha conseguido alcançar alguns dos seus objetivos em vários países da região, o trabalho continua.

Ambicioso, o projeto implica em um grande salto qualitativo. Sob a liderança do Grupo de Trabalho Específico BIM FORUM LATAM da FIIC, tem se formado uma equipe de trabalho em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a empresa de consultoria internacional Dodge Data & Analytics.

Assim e após quase um ano de intenso trabalho, a experiência acumulada no GET BIM FORUM LATAM será reforçada pela Dodge, que não só contribuirá com seu vasto conhecimento técnico, mas também, com uma metodologia que tornará os resultados desta pesquisa comparáveis tanto entre cada um dos países da região, quanto a nível global. Por sua vez, o impulso proporcionado pelo apoio do BID fará com que os resultados dessa pesquisa regional tenham um impacto sobre as decisões do governo.

COMPARTILHE!

Construction Agenda

november, 2019

Filter Events

mon

tue

wed

thu

fri

sat

sun

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

No Events

Events

Partners and Affiliations

Partners

 
APEOP-SP
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscom-VT
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscom-NH
Ademi – AL
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-PA
Sinduscon-Brusque
Sinduscon – Norte
Sinduscon-MS
Sinduscon-SF
 

Click Here and check our partners

Affiliations

 
CICA
CNI
FIIC
 
X