Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/08/2019

Nova lei facilita regularização para casas de famílias de baixa renda

O Diário Oficial da União publicou na última sexta-feira (9) a Lei 13.865/19, que dispensa o “habite-se” para a averbação de casa unifamiliar de um só pavimento finalizada há mais de 5 cinco anos, predominantemente da população de baixa renda.

O habite-se é a autorização dada pela prefeitura para a ocupação de uma moradia. Já a averbação é o registro cartorial obrigatório de qualquer alteração no imóvel, como ampliação ou demolição.

A nova lei visa regularizar a situação de imóveis de famílias de baixa renda que passaram por reformas ou expansões no decorrer dos anos sem autorização da prefeitura. Muitas das obras são realizadas na informalidade, pelas próprias famílias ou mutirões de vizinhos. A regularização permitirá que o proprietário obtenha financiamento e possa vender o imóvel.

A lei, que altera a Lei de Registros Públicos (6.015/73), é oriunda de projeto apresentado pelo então deputado federal, e atual senador, Irajá  Abreu (PSD-TO). A proposta foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
ASSECOB
Sinduscon – Norte
Sicepot-PR
Sinduscon – Lagos
SECOVI-PR
Sinduscon-RO
Sinduscon-MS
Sinduson – GV
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-Norte/PR
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea