Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/04/2015

Mercado imobiliário precisa 'sair de dentro dos muros'

"Cbic"
17/04/2015

O Estado de S. Paulo – 17 de abril

Mercado imobiliário precisa 'sair de dentro dos muros'

Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, defende que cidades adotem uma visão estratégica mais solidária

O arquiteto, urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lemer disse que toda cidade precisa de visão estratégica que seja também solidária, de modo a unir vida, trabalho e lazer de seus cidadãos. Durante o Summit Imobiliário Brasil 2015, Lemer criticou o isolamento urbano nos condomínios e defendeu a integração dos moradores com seus vizinhos e com a cidade como um todo. "A maneira como o mercado imobiliário está sendo pensado está totalmente equivocada", afirmou.

A moradia intramuros dos condomínios, como definiu Lerner, traz as cidades para dentro dos limites privados, com a necessidade de oferta de serviços desde padarias a shopping centers. Esse processo encarece os empreendimentos e toma a moradia inacessível para grande parte da população, alertou.

Segundo ele, é necessário pensar a moradia e o local de trabalho próximos, porque além de diminuir a necessidade de deslocamento, eliminaria a necessidade de os próprios empreendimentos oferecerem cafés, restaurantes e lugares de esportes aos seus condôminos. "Isso é a ma que vai ofertar."

O urbanista afirmou que, ao se pensar projetos que diminuam a necessidade de carros, até mesmo a área ocupada pelos veículos nas vagas para estacionar no trabalho e em casa poderiam ser, pelo menos parcialmente, liberadas para melhor aproveitamento.

Para Lemer, o mercado imobiliário passa por um momento ruim por causa dos altos preços. "O mercado cai porque está caro", disse. "Para comercializar mais, é preciso tomar o produto mais acessível." Ele afirmou ser possível atingir esse objetivo melhorando o serviço e diminuindo a burocracia. "País subdesenvolvido é o que compra como maior novidade o obsoleto", afirmou, listando instalações típicas de condomínios de grandes metrópoles. "Playground, varanda gourmet, lan house, sala kids, espaço fitness.

Parem com isso! ", declarou, para palmas e risos da plateia.

Antes de finalizar sua apresentação, Lemer defendeu que o mercado imobiliário precisa "sair de dentro dos muros" e conviver mais com a cidade. / C.B. A.B.

Alternativas

"País subdesenvolvido é o que compra como maior novidade o obsoleto."

"Playground, varanda gourmet, lan house, sala kids, espaço fitness. Parem com isso!"

"O mercado cai porque está caro. Para comercializar mais, é preciso tomar o produto mais acessível"

"A maneira como o mercado imobiliário está sendo pensado está totalmente equivocada"

Jaime Lerner

EX-PREFEITO DE CURITIBA

 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AELO
Sinduscon-Mossoró
APEOP-SP
SECOVI-PR
Ademi – MA
Sinduscon-SF
Ademi – SE
SECONCI BRASIL
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscom-NH
Sinduscon-MA
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea