Logo da CBIC
07/12/2022

Infraestrutura está entre prioridades, diz governo de transição no 95º ENIC

Os projetos de infraestrutura devem ser prioridade do próximo governo, destacou a integrante da equipe de transição na área de Cidades, Miriam Belchior, durante a 95ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). O evento, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), aconteceu nesta quarta-feira (7), em Brasília.

Segundo Miriam, o Brasil teve uma grande redução na taxa de investimento nos últimos anos e que Ao tema da infraestrutura está no topo da agenda de prioridades do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em seu próximo governo. 

“O plano de investimento em infraestrutura que o Lula tem falado é um dos pilares da nossa estratégia nacional de desenvolvimento para que o país volte a crescer e a criar empregos de qualidade”, afirmou. 

Para o período inicial do governo, a ex-ministra de Planejamento e ex-presidente da Caixa Econômica Federal destacou que será preciso agir de forma emergencial para acelerar os projetos que estão em andamento e, a partir disso, atuar estrategicamente para montar uma carteira de obras públicas e privadas e intensificar o investimento no país. Entre os exemplos citados para que os investimentos aconteçam mais rapidamente, está a retomada de obras paradas, dar maior ritmo às obras públicas e, no caso das concessões, acelerar os processos de revisão e reequilíbrio de contratos.  

Ricardo Portella, vice-presidente da CBIC, destacou a preocupação com o teto de gastos e a possibilidade de ausência de recursos para investimentos. “Na nossa visão os investimentos jamais deveriam ter entrado no teto de gasto porque outras despesas cresceram além da inflação e tomaram espaço do investimento’’, comentou.

Para consolidar o papel preponderante da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Miriam destacou que o novo governo conta com a parceria da entidade para trabalhar no plano de investimentos. “A parceria da CBIC foi fundamental para o sucesso do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, inclusive do faixa 1, que é muito caro para nós e foi completamente abandonado”, disse. 

Presente no debate, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, apontou a importância da criação de uma secretaria especial para assuntos relacionados à construção. “É preciso uma secretária para ajudar o setor e que tenha a caneta política de investimento, inovação, sustentabilidade”, disse. 

Segundo Martins, a indústria da construção deve formalizar ao governo de transição nos próximos dias o pedido para a criação desta secretaria especial que visa reunir as demandas e ações em uma única pasta para simplificar e fomentar o desenvolvimento do setor.

A 95ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) tem o patrocínio do Sebrae Nacional, CV – Construtor de Vendas, Sienge, Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas e BRB. O 24º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade ainda tem o patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Os eventos ainda contam com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
Sinduscon-DF
Sinduscom-VT
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-RN
Ademi – GO
Sinduscom-SL
Sinduscon-Mossoró
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Abrainc
Sinduscon-MS
Sinduscon-MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea