Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/04/2018

Em Manaus, seminário discute ética nos setores público e privado

A capital do Amazonas recebeu nesta quarta-feira (11) o Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz. O evento, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sesi Nacional, foi realizado na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e contou com a participação do cientista político Leonardo Barreto; do conselheiro Érico Desterro, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM); do gerente de compliance da Alubar, André Cruz, e da jurista, ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon.

O conselheiro Érico Desterro destacou que a chamada Lei Anticorrupção, de nº 12.846/2013, vai além do termo usado. “Nós temos uma lei que trata de diversos assuntos, da relação que existe entre o particular e a administração pública. E essa lei visa combater qualquer prática ilícita, não necessariamente (apenas) corrupção”, disse.

Durante o evento, o gerente de compliance da Alubar, André Cruz, explicou como a empresa implementou as práticas nas suas operações. Cruz também deu dicas, entre elas a criação de um canal de denúncia. “É uma ferramenta extremamente importante. Não adianta se iludir e achar que condutas intoleráveis vão se fortalecer com sorte”, disse. “É importante contratar uma empresa terceirizada. É muito desconfortável ligar para fazer a denúncia e quem atende é uma pessoa do setor de compliance. A pessoa não vai se sentir à vontade para conversar”, completou.

Eliana Calmon fez uma explanação das leis que regem a conduta das pessoas, das empresas e do poder público no País. A jurista ressaltou que as regras de compliance foram desencadeadas no mundo a partir da década de 1970. “As regras de compliance nada mais são do que regras de comportamento, regras de ética. Mas, o que é ética, afinal? Eu tenho uma expressão muito simples: a ética é pensar nos outros”, afirmou.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Frank Souza, destacou que o seminário apresentou ferramentas para a conduta ética dentro das empresas. “Estamos felizes em trazer esse evento para Manaus. Esse é um caminho para expor como se pode proceder, como as empresas devem se comportar. Eu penso que esse é o papel do sindicato, mediar esses encontros e promover o debate”, destacou.

De acordo com Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci-Rio e presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, nesta quarta-feira (12/04) o seminário chegou à sua 15ª edição. “É com muito orgulho e com o sentimento enorme de responsabilidade que a gente aceitou essa tarefa e vem levando esse evento adiante”, ressaltou. “O que a gente propõe é um programa de integridade que perpasse todas as relações das empresas com todos os seus públicos”, completou.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BA
Sinduscon-BC
Sinduscon-RO
Ascomig
Sinduscon-BNU
ANEOR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-JP
Sinduscon-SF
Sinduscon-Joinville
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea