Logo da CBIC

Agência CBIC

12/04/2018

Em Manaus, seminário discute ética nos setores público e privado

A capital do Amazonas recebeu nesta quarta-feira (11) o Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz. O evento, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sesi Nacional, foi realizado na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e contou com a participação do cientista político Leonardo Barreto; do conselheiro Érico Desterro, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM); do gerente de compliance da Alubar, André Cruz, e da jurista, ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon.

O conselheiro Érico Desterro destacou que a chamada Lei Anticorrupção, de nº 12.846/2013, vai além do termo usado. “Nós temos uma lei que trata de diversos assuntos, da relação que existe entre o particular e a administração pública. E essa lei visa combater qualquer prática ilícita, não necessariamente (apenas) corrupção”, disse.

Publicidade

Durante o evento, o gerente de compliance da Alubar, André Cruz, explicou como a empresa implementou as práticas nas suas operações. Cruz também deu dicas, entre elas a criação de um canal de denúncia. “É uma ferramenta extremamente importante. Não adianta se iludir e achar que condutas intoleráveis vão se fortalecer com sorte”, disse. “É importante contratar uma empresa terceirizada. É muito desconfortável ligar para fazer a denúncia e quem atende é uma pessoa do setor de compliance. A pessoa não vai se sentir à vontade para conversar”, completou.

Eliana Calmon fez uma explanação das leis que regem a conduta das pessoas, das empresas e do poder público no País. A jurista ressaltou que as regras de compliance foram desencadeadas no mundo a partir da década de 1970. “As regras de compliance nada mais são do que regras de comportamento, regras de ética. Mas, o que é ética, afinal? Eu tenho uma expressão muito simples: a ética é pensar nos outros”, afirmou.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Frank Souza, destacou que o seminário apresentou ferramentas para a conduta ética dentro das empresas. “Estamos felizes em trazer esse evento para Manaus. Esse é um caminho para expor como se pode proceder, como as empresas devem se comportar. Eu penso que esse é o papel do sindicato, mediar esses encontros e promover o debate”, destacou.

De acordo com Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci-Rio e presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, nesta quarta-feira (12/04) o seminário chegou à sua 15ª edição. “É com muito orgulho e com o sentimento enorme de responsabilidade que a gente aceitou essa tarefa e vem levando esse evento adiante”, ressaltou. “O que a gente propõe é um programa de integridade que perpasse todas as relações das empresas com todos os seus públicos”, completou.

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Março, 2019

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nenhum evento hoje

Eventos

 
 
Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
ASEOPP
SECOVI-SP
Sicepot-MG
Ademi – BA
Sinduscon-MA
Sicepot-PR
Sinduscon-SE
Ademi – DF
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-DF
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-Itajaí
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X