Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/09/2012

Economia já pode estar rodando a 4% ao ano

"Cbic"
24/09/2012 :: Edição 407

Jornal DCI Online – 24/09/2012

economia já pode estar rodando a 4% ao ano

O economista-chefe do Bradesco, Octavio de Barros, afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do País já voltou a crescer a um ritmo mais forte, em meio às medidas de incentivo por parte do governo e ao aumento na confiança da indústria. "Pode ser que [a economia] já esteja rodando a 4% ao ano ou até mais", disse semana passada, durante evento da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

O executivo afirmou que acredita em um crescimento mais moderado da economia nos próximos anos, diferentemente dos extremos registrados em 2010 e 2011. Segundo ele, o País pode manter um ritmo sustentável de crescimento em torno 4% ao ano, uma vez que o modelo de crescimento da economia ainda não se esgotou. Entre os pilares desse avanço, Barros citou a oferta de crédito, que manterá trajetória de alta, ainda que em ritmo menor. A exceção, segundo ele, é o crédito imobiliário, que ainda cresce em um ritmo muito acima do verificado em outros setores. "O crédito imobiliário é só alegria", disse.

O executivo do Bradesco acredita que haverá um recuo da inadimplência ao longo dos próximos meses. Segundo ele, o aumento da inadimplência está relacionado à alta velocidade de entrada de brasileiros no sistema bancário nos últimos anos. "Foram cerca de 50 milhões de clientes nos últimos anos. São pessoas sem experiência com crédito. Depois a inadimplência vai caindo."

Entre outros fatores que sustentarão o avanço da economia, Barros estimou que a indústria voltará a crescer. Para 2013, a tendência é que o PIB seja reforçado pela agricultura, devido a previsão de uma safra forte de grãos pelo recorde na área plantada de soja. Barros citou também a continuidade das políticas sociais, que engrossaram a classe média e seguirão ajudando na ascensão social da população.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
Sindicopes
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscom-VT
ANEOR
Sinduson – GV
Sinduscon-MS
Sinduscon-MT
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon Sul – MT
Assilcon
Ascomig
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea