
AGÊNCIA CBIC
Construção industrial debate características de barragens de rejeito

“Soluções em planejamento e gestão no segmento da construção industrial e corporativa” foi tema do 80º Núcleo de Estudos, realizado pela Reta Engenharia, no último dia 14 de junho, em Belo Horizonte, em Minas Gerais, que teve como um dos destaques o debate sobre a caracterização e descomissionamento de barragens de rejeito. A empresa, que atua no setor da construção industrial e há 20 anos promove essa iniciativa, reuniu cerca de 50 participantes, entre corpo técnico, clientes, representantes de outras corporações e instituições parceiras.
Para o diretor-presidente da Reta Engenharia e também vice-presidente da Área de Obras Industriais e Corporativas da CBIC, Ilso José de Oliveira, a expectativa com a realização do Núcleo de Estudos é a de que os aprendizados absorvidos e compartilhados levem ao aprimoramento dos processos de execução e gestão dos projetos, contribuindo para o aumento do nível de sucesso dos mesmos.
“É o momento em que juntamos parte do corpo técnico da empresa a clientes e parceiros, discutindo assuntos e ideias inovadoras que possam nos ajudar com a evolução dos trabalhos”, pontua.
Núcleo de Estudos aborda temas ligados ao cenário atual da Engenharia
Uma das palestras foi conduzida pelo professor Edgar, titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, que abordou o tema da “Caracterização e descomissionamento de barragens de rejeito”. À luz dos recentes acontecimentos envolvendo essas estruturas, o debate tratou dos seus diferentes tipos, listando características e peculiaridades.
Segundo o professor, não há uma solução única para a realização do descomissionamento, sendo necessário fazer uma análise minuciosa das condições da barragem, levando em conta não apenas os projetos de concepção, mas também os processos efetivos de execução. Além disso, é muito importante o conhecimento aprofundado do tipo de rejeito contido na estrutura, uma vez que suas características influenciam diretamente na solução a ser adotada.
O evento contou ainda com a palestra ministrada pela professora Aline Souki, que é coordenadora do Sistema de Gestão de Carreira do Programa de Especialização em Gestão da Fundação Dom Cabral. A exposição “A força da liderança” tratou de investigar as potencialidades de um líder para o sucesso da equipe.
Em se tratando das exposições concebidas pelos engenheiros da Reta, foram tematizados dois assuntos que exploram procedimentos técnicos de diferentes setores da empresa: a formulação de contratos de empreitada, enfatizando as boas práticas a se seguir para garantir o sucesso dos projetos, e o manejo de diferentes métodos construtivos, observando suas aplicações particulares em acordo com as especificidades de cada obra.