Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/05/2010

Construção enxuta como opção de gestão da produção

O tema Lean Construction, ou construção enxuta, será abordado pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC durante o 82º Enic.

A plenária será realizada no dia 11 de junho, das 15h às 15h40.

O assunto será apresentado pelo engenheiro Eugênio Montenegro, do Sindicato da Indústria da Construção do Ceará (Sinduscon-CE).

O Lean Construction faz parte do dia a dia de diversas construtoras e profissionais do mundo inteiro. Trata-se de uma filosofia de gestão da produção, voltada a obras civis.

Técnicas e ferramentas desenvolvidas no Sistema Toyota de Produção (Lean Production) foram adaptadas e deram origem ao Lean Construction. Eugênio Montenegro é sócio-gerente da Fibra Engenharia e coautor do livro Logística e Lógica na Construção Lean – Um Processo de Gestão Transparente na Construção de Edifícios.

Para Montenegro, dentre as principais características de uma obra enxuta, estão: produção num ritmo constante, nem muito rápido, nem muito lento; planejamento detalhado para ocupar a mão de obra o tempo todo, evitando ociosidade; autonomia às células de produção no canteiro, permitindo que, se necessário, os trabalhos sejam paralisados caso algum serviço esteja fora dos trilhos.
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TO
Sindicopes
SINDUSCON – SUL
SECOVI-SP
Sinduscon-DF
Sinduscon-RN
ANEOR
Sinduscon – Vale
Aconvap
Ademi – SE
ASEOPP
Sinduscon-MS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea