Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/10/2019

Construção comemora Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

Instituído em 2012, o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas é celebrado nesta quinta-feira (10) para tratar da temática no ambiente escolar e promover a aproximação entre a escola e o mundo da segurança e saúde do trabalhador. Iniciativa inédita de boas práticas em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no setor da construção e exemplo a ser replicado em todo o País vem sendo praticada há dois anos em Chapecó, município de Santa Catarina, para auxiliar na redução do número de acidentes no mercado de trabalho.

Desenvolvido pelo Sinduscon Chapecó (Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste Catarinense – Sinduscon-Oeste), o projeto ‘Sinduscon na Escola’ conta com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Prefeitura de Chapecó, Ministério Público do Trabalho (MPT), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Rotary Club Chapecó Sul Centenário e Unochapecó, além de professores da Rede Municipal de Ensino.

“O objetivo é preparar os jovens para a profissão futura, mas também alertá-los sobre os riscos de acidentes e a importância da prevenção, bem como difundir as informações obtidas para seus pais e/ou familiares que desempenham atividades na construção civil”, destaca o presidente do Sinduscon Chapecó, Luís Alberto Paludo, lembrando que, obviamente, “as empresas não podem deixar de fazer a sua parte, conscientizando seus trabalhadores, realizando treinamentos, providenciando os EPIs e fazendo as advertências”.

 

Projeto conscientiza alunos sobre medidas preventivas para evitar acidentes de trabalho

Alunos da Escola Básica Municipal (EBM) Rui Barbosa de Chapecó conheceram nesta quinta-feira (10) o Sinduscon na Escola

 

Nesta quinta-feira (10), foi a vez dos alunos da Escola Básica Municipal (EBM) Rui Barbosa de Chapecó conhecerem o ‘Sinduscon na Escola’. A ação foi apresentada pela gestora de Recursos Humanos Maria Isabel e pelo engenheiro civil Rafael Becker. Na ocasião, o apoiador do projeto e membro do Rotary Clube Sul Centenário Chapecó, Lenoir Broch, ressaltou a importância do projeto para os jovens.

A iniciativa também foi divulgada hoje (10) no Programa Studio Condá, da rádio Super Condá.

 

 

 

No último dia 7, Luís Alberto Paludo, Lenoir Broch e o secretário executivo do Sinduscon Chapecó, Vilmar Pereira, também apresentaram a iniciativa no Rotary Club Chapecó Sul Centenário, que é apoiador assíduo do projeto.

Apresentação do Sinduscon na Escola no Rotary Club Chapecó Sul Centenário

 

“A partir de 2018, todos os alunos que saírem da Rede Municipal de Ensino terão passado pelo projeto ‘Sinduscon na Escola’ que tem a pretensão de conscientizar os alunos sobre as medidas preventivas para evitar acidentes de trabalho na construção civil”, menciona Vilmar Pereira, que sugeriu o projeto e participou das 30 palestras realizadas em 2018.

A última palestra deste ano será no dia 17 de outubro. Na avaliação de Vilma Pereira, “a segunda edição do projeto foi um sucesso, tendo atingido a meta de levar palestra para cem por cento das turmas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II das escolas municipais de Chapecó, antes do tempo previsto, que seria 30/11/19. Para o próximo ano, a meta é alcançar também alunos das escolas da rede estadual e escolas particulares”, diz.

 

Veja mais sobre a iniciativa na matéria Escola ajuda setor a disseminar a cultura da prevenção de acidentes

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AP
SECOVI- PB
Sinduscon-BNU
Sinduscon-SM
ASBRACO
Sinduscon-Teresina
Sinduscon – Vale do Piranga
APEOP-SP
Sinduscon-BC
ASEOPP
Ademi – RJ
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea