
AGÊNCIA CBIC
Conama discute regulamentação do ambiente urbano nos moldes das unidades de conservação
Buscando soluções técnicas para melhorar a qualidade ambiental nos grandes centros urbanos, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) está promovendo, em Brasília, o seminário “Capacidade de suporte ambiental das regiões metropolitanas do Brasil”.
O evento, que acontece até esta quinta-feira (20), no Ministério do Meio Ambiente, visa discutir a elaboração de uma regulamentação específica que defina parâmetros de impacto ambiental para as cidades brasileiras.
O objetivo, segundo o relator do seminário e representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no GT, João Batista Câmara, é melhorar a qualidade ambiental nos grandes centros urbanos.
A qualidade do ar, a proteção de áreas verdes, o saneamento básico e a biodiversidade urbana (fauna e flora) serão alguns dos fatores estudados pelos técnicos.
O estudo de capacidade de carga numa UC avalia o número ideal de pessoas que podem usufruir do meio sem causar impactos ambientais que degradem, levando em consideração a capacidade de manejo da própria UC.
Durante o seminário, o desafio será adaptar esse conceito à realidade mais complexa das grandes cidades e definir indicadores ambientais, sociais e econômicos, além de metodologia própria para as regiões metropolitanas.