Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/05/2022

COMAT realiza a segunda reunião ordinária do GANT

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou, nesta quarta-feira (25), reunião online do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT). 

A coordenadora da ABNT/CB-248:001.001 e da ABNT/CB-248:001.002, Fabiola Rago Beltrame, elogiou o trabalho do grupo. “As contribuições são sempre muito ricas. Eu valorizo demais o grupo de vocês porque a gente viu nascer, viu acontecer e vemos o quanto vocês são atuantes”, disse. 

Fabiola realizou uma apresentação sobre o Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral, e fez uma análise técnica sobre: 

  • Projeto de Revisão de Emenda ABNT NBR 14718 Esquadrias – Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio;
  • Projeto ABNT NBR 10821-8 Requisitos e Métodos de Ensaios para Fachadas-cortinas;
  • Projeto de Norma 248:001.001-003 Esquadrias – Perfis de PVC rígido para a fabricação de esquadrias – Partes 3 e 4

A reunião contou ainda com a participação das professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), Daniela Dietz Viana e Dóris Zechmeister. As especialistas debateram sobre a proposta de texto para a norma de coordenação modular como parte da estratégia de incentivo à industrialização da construção. 

O texto está sendo desenvolvido pelo projeto Construa Brasil do Governo Federal. De acordo com a professora Daniela, o projeto tem apresentado uma série de metas que estão, de uma forma geral, modernizando um pouco o setor da construção civil. “A falta de interação com outras normas foi um dos pontos que nos chamou a atenção e uma parte desse processo foi entender o motivo disso”, explicou Daniela Dietz Viana. 

No site do Governo Federal é possível acessar o conteúdo, clique aqui e conheça mais sobre o Construa Brasil. 

A professora Dóris Zechmeister destacou, durante a apresentação, um esquema visual, produzido por elas, para identificação e adequação de regulamento técnico para incentivo à coordenação. Dóris comentou ainda que o Portal de Normas Técnicas da CBIC foi muito importante para a realização desse mapeamento. “Esse site da CBIC foi super importante para que a gente pudesse entender quais as normas eram de construção civil, para que a gente pudesse olhar com mais profundidade”, acrescentou. 

Matozinhos destacou a relevância do tema para o grupo: “Eu acho esse assunto de extrema relevância. Temos que nos debruçar sobre esse tema”, reiterou.

A CBIC divulga periodicamente informações do processo de normalização em seus veículos de comunicação e criou o portal de normas da construção. Acesse:  www.cbic.org.br/normasdaconstrucao. Para saber mais e participar do GANT, envie um e-mail para [email protected].

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
SECONCI BRASIL
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-PE
Sinduscon-AL
Sinduscon-PA
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-BNU
Sinduscon-RN
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Ademi – GO
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea