Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/11/2019

CBIC prepara ações em defesa do Programa Minha Casa, Minha Vida

A Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniu nesta quinta-feira (14), das 9h30 às 12h30, em Brasília, para debater assuntos preparatórios para a reunião com a Caixa Econômica Federal, que acontecerá à tarde, e para discutir ações do setor que visem resolver problemas de recursos referentes ao programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e a própria continuidade do mesmo.

O presidente CBIC, José Carlos Martins, alertou sobre a preocupação com o orçamento para 2020. “O futuro nos preocupa, porque a previsão de orçamento para o ano que vem é a metade do que recebemos este ano, e será 2,2 bilhões de reais.”, frisou.

A primeira parte do encontro foi dedicada a discussões sobre os atrasos de pagamento do MCMV, onde foi destacado o seguinte ponto em relação às condições dos contratos:

  • Esclarecer que os contratos do MCMV não podem ser tratados como um contrato comum, no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), na decisão de direcionamento de recursos para pagamentos, porque o contrato desse tipo de obra não possui reajuste, não possui cláusula de mobilização e desmobilização, nem data de pagamento prevista em contrato, como acontece com outros tipos de acordos. As empresas, além de não serem ressarcidas pelo aumento de custos e atraso de pagamento, pagam adicionais de seguros, taxas, multas, entre outros, e não conseguem buscar alternativas para tentar honrar seus compromissos, em função dessas características dos contratos.

O segundo bloco da reunião, de 14h30 às 17h, vai receber representantes da Caixa Econômica Federal para tratar sobre o andamento do Programa Minha Casa, Minha Vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-NH
Sinduscon – Vale do Piranga
Ademi – ES
Sinduscon-RS
Sinduscon-PB
Sinduscon-JF
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
ASSECOB
Ademi – PE
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-AP
Sicepot-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea