
AGÊNCIA CBIC
CBIC prestigia 10º edição do Prêmio Sinduscon Paraná-Noroeste

Foram quase 900 horas de auditoria, avaliações, elaboração de questionários e reuniões de feedback, com visitas à sede das empresas. Tudo isso para chegar aos ganhadores da 10º edição do Prêmio do Sindicato da Construção Civil do Paraná Noroeste (Sinduscon/PR-NO). A cerimônia de entrega da premiação foi na última sexta-feira (22), no Fashion Hall, em Maringá, durante o Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação da Câmara Brasileira da Construção (Conecti/CBIC), e reuniu mais de 800 pessoas.
O presidente da CBIC, José Carlos Martins, prestigiou o evento, que conta com três categorias: obras de incorporação, obras de terceiros e obras públicas. E também entrega o Selo Boas Práticas às construtoras que atingiram alta nota nas avaliações, o que atesta o comprometimento em entregar um produto de qualidade e em investir em práticas sustentáveis no canteiro de obra. E por fim há o Prêmio Academias, que teve 14 trabalhos inscritos em sua quinta edição e busca estimular a reflexão, criatividade e aplicabilidade dos conhecimentos na produção de resultados para as empresas da construção civil.

Onze construtoras foram finalistas. Elas foram avaliadas em seis critérios: qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, sustentabilidade, responsabilidade social e compliance. Na categoria Obras Públicas, o primeiro lugar ficou com a Metro Engenharia e a segunda colocada foi a Construtora Planosul. Na categoria Obras de Terceiros a campeã foi a Sisa Construções e a vice-campeã foi a Construtora Rosa dos Ventos. Já na categoria de Incorporações a vencedora foi a MRV Engenharia e a segunda colocação ficou com a Catamarã.
Receberam o selo Boas Práticas, para uso nos próximos 12 meses, as seguintes construtoras: Catamarã, Concretiza, Metro Engenharia, MRV Engenharia, Planosul, Rosa dos Ventos, Sisa Construções e Wegg-CCII.
Já no Prêmio Academias o primeiro lugar, que ganhou R$ 2 mil, ficou com os acadêmicos Bruno Cézar do Nascimento, Evandro Junior Rodrigues e Andressa Eduarda Sorian, do mestrado de Engenharia Civil, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, Marcos Mauro Pena de Araujo Moreira Filho, ressaltou a relevância do evento. “Ao longo desta década quase 70 construtoras participaram da premiação. Foram mais de 15 mil horas de avaliações e consultorias. São números expressivos que afirmam o comprometimento da construção civil com a qualidade de suas obras e o compromisso do Sinduscon com o desenvolvimento econômico e social do setor e da região. O prêmio cria oportunidades e amplia horizontes, valorizando empresas em busca da melhoria contínua, impulsionando, assim, o crescimento da cadeia construtiva”, frisou Marcos Mauro.