
AGÊNCIA CBIC
17/10/2011
Arena ecológica
![]() |
17/10/2011 :: Edição 198 |
Jornal Correio Braziliense/BR 17/10/2011
Arena ecológica
O Estádio Nacional de Brasília deve ser o primeiro do mundo a receber o certificado internacional mais conceituado de construção sustentável. A concessão do selo LEED Platinum só será confirmada após a conclusão da obra, mas desde a elaboração do projeto o governo local preocupou-se em seguir os critérios exigidos.
A ecoarena, como está sendo chamada, já conta com 87 pontos de um total de 100 a serem avaliados. Estádios de beisebol e futebol americano detêm os certificados Gold ou Silver, mas o selo Platinum nunca foi concedido. Depois do centro esportivo da capital, o próximo que terá chance de conquistar o título máximo de obra sustentável será o de Moscou, na Rússia, país que sediará a Copa de 2018. A intenção do GDF é fazer do Estádio Nacional a melhor arena para shows da América Latina.
O conceito de sustentabilidade está atrelado a atitudes simples, como reaproveitamento de água da chuva e captação de energia solar. O espaço será capaz de gerar 2.5 mega watts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia. Como o Mané Garrincha foi completamente demolido para abrir espaço ao novo projeto, o governo conseguiu empregar a "tecnologia verde" sem atropelos. Os mictórios, por exemplo, serão a vácuo, economizando água e tubulação. Além disso, todo o entulho da antiga construção está sendo utilizado como brita na obra. O sistema de ar-condicionado será inteligente: se poucas pessoas estiverem em determinada área, não será necessário refrigerar todo o espaço.
|
|
![]() |