Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/10/2019

Comat apresenta rede de serviços de desempenho habitacional

Durante a reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada nesta quarta-feira (24), o consultor Fúlvio Vittorino apresentou um painel sobre os serviços da Rede de Serviços de Desempenho Habitacional (RSDH), que podem ser aproveitados pela cadeia produtiva da construção civil com foco na Norma de Desempenho em Edificações Habitacionais.

Fúlvio Vittorino explicou que a RSDH, formada por 11 Instituições de Ciência de Tecnologia, foi criada com a missão de ofertar os conhecimentos e serviços de suas associadas às empresas do setor da Construção Civil, com a finalidade de apoiá-las na implementação da Norma de Desempenho (NBR 15.575: 2013).

O especialista destacou a importância da formação da rede. “Observamos muita diferença entre as empresas de consultoria que prestam os serviços. A formação de uma rede de apoio é relevante porque nos especializamos nos temas mais em voga para o setor e capacitamos laboratórios de maneira homogênea para ensaios, bem como os prestadores de serviço”, frisou.

O presidente da Comat/CBICDionizio Klavdianos, reforçou que a rede vai prestar um serviço necessário ao setor e que os dados apresentados no painel enriqueceram a reunião. “Os serviços nos foram apresentados a cerca de dois meses e vimos nessas ofertas uma oportunidade de otimizar nossos trabalhos para o seguimento das normas. Essa apresentação de hoje confirmou a relevância do assunto e como ele pode ser utilizado e pról dos atores da construção no País”.

Na palestra, Vittorino apresentou as possibilidades de apoio às empresas na implantação da Norma de Desempenho da ABNT (NBR 15.575: 2013), e afirmou que a RSDH oferta para o mercado três modalidades de serviços.

O primeiro engloba 15 pacotes de consultorias para empresas que necessitam de apoio no desenvolvimento do projeto, na execução da obra e no desenvolvimento do produto. Conheça as tipologias das consultorias:

O segundo trata de capacitação para empresas que desejam aprimorar seus conhecimentos da Norma de Desempenho:

Já o terceiro item, segundo Vittorino, faz uma avaliação de desempenho de componentes. “Elencamos os elementos e sistemas a partir de análise de projeto, simulações, ensaios e inspeções de protótipos”, finalizou.

Os membros da Comat fizeram considerações e esclareceram dúvidas sobre a RSDH. A íntegra da apresentação está disponível na página da CBIC no Youtube. Confira: bit.ly/canalcbic

No segundo bloco da reunião, Paulo Sérgio da Silva, da empresa especializada em Projetos de Fachadas, Planville, e Carlos Henrique Passos, Presidente Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS), abordaram os aspectos que devem ser levados em consideração na questão do desplacamento cerâmico.

O case do Building Information Modeling (BIM) Colaborativo de Brasília foi apresentado pelo vice-presidente da área de Inovação da Câmara, Dionyzio Klavdianos, e pela diretora de projetos da Síntese Arquitetura, Fabiana Curado Coelho.

A reunião da Comat aconteceu na sede do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Os assuntos tratados no painel têm interface com o projeto ‘Tecnologia e Inovação na Indústria da Construção’, iniciativa da CBIC que conta com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai Nacional).

 

Confira a apresentação do consultor Fúlvio Vittorino sobre os serviços da Rede de Serviços de Desempenho Habitacional (RSDH).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MS
Sinduscon-MT
SECOVI- PB
ASEOPP
Assilcon
Sinduscom-VT
Abrainc
Sinduscom-SL
Sinduscon-AL
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-BNU
FENAPC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea