Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/12/2010

2010 foi ano de destaque para setor da construção

CBIC Clipping

26/12/2010 :: Edição 030

Jornal O Estado do Maranhão/MA|   26/12/2010


2010 foi ano de destaque para setor da construção

São Paulo – Apesar de suceder um ano de grande crise internacional, 2010 registrou avanços significativos na economia brasileira, principalmente na construção civil. Segundo o relatório "Construção Civil: Análise e Perspectiva", desenvolvido pela equipe do banco de Dados da CBIC sob coordenação do economista Daniel Ítalo Furletti, o PIB da construção, com crescimento de 11%, refletiu o melhor resultado dos últimos 24 anos do setor.

 Segundo o estudo, o tímido resultado nos anos anteriores justifica-se pela falta de incentivo às atividades do setor, como por exemplo, o baixo crédito imobiliário no país, que era de 1,3% do PIB em 2003. Só nos primeiros 10 meses de 2010, o valor creditado já chegava a 3,7% do PIB, desempenho considerado ainda muito baixo pela CBIC. A previsão, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), é de que a participação do crédito imobiliário no PIB seja de 11% em 2014.

 A equipe que elaborou o relatório acredita que o Brasil não corre riscos de passar por uma crise imobiliária, como é apontado por alguns economistas. O aumento nos preços de imóveis é conseqüência das facilidades na obtenção do crédito.

 Outro fator apresentado como essencial para o crescimento da construção foi o aumento do emprego formal. De janeiro a outubro, foram contratados 341.627 trabalhadores, um aumento de 15,10% em relação ao mesmo período do ano passado.

 O setor de materiais de construção também comemorou o desempenho no ano, com alta na produção de 12,89% nos 10 primeiros meses deste ano e, conseqüentemente, no faturamento das empresas produtoras dos insumos. Segundo o estudo, a alta no faturamento e na produção está incentivando os investimentos na área da produção de insumos.

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
"Cbic"
COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-ES
Sinduscon Sul – MT
Abrainc
Sinduscon-MA
Sinduscon-RS
Sinduscom-SL
SECOVI- PB
SECOVI-PR
Sinduscon-SF
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-Mossoró
Sicepot-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea