Logo da CBIC

Agência CBIC

07/06/2016

EMPRESAS E PODER PÚBLICO SE UNEM POR BOAS PRÁTICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Nos dias 10 e 11 de junho, mais de 20 tipos de materiais serão coletados em Curitiba para terem destino de reciclagem correto. Prática é exemplo do plano de logística reversa na construção

Dar a destinação correta a cada material fruto de resíduos das obras da construção civil e aumentar a conscientização da sociedade em geral sobre a importância da reciclagem dos insumos. Esses são os objetivos de um evento que ocorrerá nos próximos dias 10 e 11 de junho em Curitiba (PR) no qual se pretende coletar em torno de 20 tipos de resíduos diferentes para o adequado reaproveitamento, entre eles material eletroeletrônico, gesso, madeira, tintas, latas de tintas, latas em geral, pneus, óleo de cozinha, garrafas PET, sacos de cimento, lâmpadas, pilhas e baterias, papeis, revistas e jornais, vidros e garrafas, plásticos em geral, remédios, material de demolição, móveis e roupas. Durante os dois dias estão previstas as coletas destes materiais.

O evento foi batizado de o “Dia do Desafio” em que a cidade de Curitiba desafia outras localidades do país a promoverem uma coleta igual ou mais ampla de materiais. “O intuito é mostrar para a sociedade e para as empresas que é possível dar o destino correto a muitos materiais”, comenta o vice-presidente da área técnica de meio ambiente do Sinduscon-PR, Almir de Miranda Perru, um dos idealizadores do projeto que integra a Semana Municipal do Meio Ambiente na capital paranaense.

Para o correto reaproveitamento de cada tipo, o Sinduscon-PR, a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e a Prefeitura de Curitiba fizeram parcerias com associações de empresas que atuam, produzem ou dão destinação aos diferentes materiais que que forem entregues pela população em geral. Dentre essas associações e empresas estão a ABRAFATI, ABEAÇO, IPCC, AEMPARCC, ABINEE, XIBIU, SINQFAR, Ok Ambiental e Caliça Ambiental. As entregas ocorrerão no Centro de Eventos da FIEP, no bairro Jardim Botânico, sexta-feira (10), das 9h às 22h e no sábado (11), das 9h às 17h.

A ação é um dos modelos de boas práticas de sustentabilidade na indústria da construção civil e integra o projeto de logística reversa no setor, contando com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em correalização com o SENAI Nacional.

Logística reversa

O projeto de logística reversa na construção civil visa o estabelecimento de parcerias para uma correta destinação dos resíduos gerados nas obras, além de incentivar adoção de processos que reduzam a produção de desperdícios nos canteiros de obras. No Paraná, foi criado um plano de logística reversa para o setor formalizado em documento assinado pelas indústrias e pelos sindicatos que representam o setor e entregue à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) do estado. Um comitê gestor coordenada as ações que são norteadas pelos princípios da sustentabilidade e da destinação correta dos resíduos.

De acordo com informações do Sinduscon-PR, o volume de resíduos gerados pelo setor no Estado é de aproximadamente 200 kg para cada metro quadrado construído. Do total, 25% são produzidos pela indústria formal, 25% pela informal e o restante decorrente de obras de reforma.

Para mais informações:

Eng. Ivanor Fantin – Assessor técnico do Sinduscon-PR

(41) 3051.4324 / (41) 9229.9900

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon-CE
Sinduscon-Teresina
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-TAP
Sinduscon-SM
Sinduscon-SE
Sinduscon PR – Noroete
Ademi – PE
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-AM
Sinduscon-RIO
Sinduscon-Joinville
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X